Marta-ONU Mulheres
marta Lucas Figueiredo/CBF

Marta se torna embaixadora global da ONU Mulheres

Publicado em Futebol

Marta é reconhecida por ser um dos maiores, se não o maior, nomes do futebol feminino mundial. Além disso, Marta se tornou nesta quinta-feira (12/7) embaixadora da ONU Mulheres. A jogadora brasileira é a primeira e única sul-americana a se tornar embaixadora global da entidade. Somente Nicole Kidman, Emma Watson, Anne Hathaway e Bajrakitiyabha Mahidol fazem parte do grupo.

A partir de hoje, Marta será embaixadora da boa vontade para meninas no esporte, cujo o objetivo é apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento de mulheres em todo o mundo.“É uma honra me tornar uma embaixadora da ONU Mulheres para mulheres e meninas no esporte. Estou totalmente comprometida em trabalhar para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial”, disse Marta em um comunicado oficial da ONU.

Antes de ser nomeada ao cargo, Marta já era considerada um ícone para meninas e mulheres dentro do esporte. A emocionante história de vida da atacante brasileira inspira outras meninas que buscam o sonho de ser jogadora de futebol. Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, a atacante do Orlando Pride, inclusive, já trabalhou trabalhou anteriormente como embaixadora da entidade, de 2010 a 2018, para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, destacou a importância do papel da atleta como embaixadora. “Marta é um modelo excepcional para mulheres e meninas em todo o mundo. Sua própria experiência de vida conta uma história poderosa do que pode ser alcançado com determinação, talento e coragem. Estamos ansiosas para trabalhar de perto com Marta para trazer o poder transformador do esporte para mais mulheres e meninas, e para construir rapidamente a igualdade”, analisou.

De acordo com a entidade, as mulheres no esporte estão mais visíveis do que nunca. Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, aproximadamente 4.700 mulheres – 45% de todos os atletas – representaram os respectivos países em 306 eventos. No entanto, a caminhada em busca da igualdade de gênero dentro do âmbito esportivo ainda enfrenta grandes problemas como a falta de investimentos e a diferença salarial. O último ranking da Forbes não tem nenhuma mulher entre os 100 atletas mais bem pagos no mundo.

Veja algumas marcas e recordes de Marta

– Maior pontuadora de todos os tempos da Copa do Mundo feminina da FIFA, com 15 gols

– Eleita melhor jogadora do mundo cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010

– Medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008

– Nomeada uma das seis embaixadoras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

 

One thought on “Marta se torna embaixadora global da ONU Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*