Cristiane e Formiga voltarão a jogar juntas na Seleção Brasileira
Cristiane e Formiga AFP Cristiane e Formiga em comemoração de gol pela Seleção Brasileira de futebol feminino

Cristiane e Formiga voltam à Seleção após crise por saída de Emily

Publicado em Futebol

A demissão da técnica Emily Lima da Seleção Brasileira de futebol feminino, em setembro de 2017,  após apenas 10 meses de trabalho motivou cinco jogadoras a anunciarem a aposentadoria da camisa verde-amarela precocemente, em uma briga por igualdade de gênero. Debandada encabeçada por Cristiane, que ganhou respaldo de Formiga em carta aberta à CBF. Cinco meses depois, porém, tanto a maior artilheira do futebol em Jogos Olímpicos, com 14 gols, como a recordista em participações olímpicas no futebol voltarão a defender o Brasil nos gramados. No período que estavam fora da Seleção, as duas receberam muitos convites para retornarem.

“O motivo da minha saída foi um só: tentar ajudar a modalidade de outra maneira, porque as meninas não estavam sendo ouvidas”, relembrou Cristiane, por meio das redes sociais nesta terça-feira (27/2). “O que me foi passado durante esse tempo fora é que ao menos uma mulher foi contratada e está trabalhando em cada categoria de base. Colocaram uma mulher no grupo principal. Teremos reuniões com o departamento financeiro, para que seja explicado para todas as meninas a questão do direito de imagem”, justificou.

Mesmo com a volta e a maior participação de mulheres em cargos desempenhados na Seleção Brasileira de futebol feminino, Cristiane ressaltou que ainda não é suficiente. “É pouco, mas estão fazendo. Me parece um bom começo. Hoje, não podemos falar que não estão fazendo nada, ao menos estão se movimentando”, avalia a atacante clube chinês Changchun Yatai. “Mas, se eu realmente voltar, não estarei olhando por mim. Mais uma vez estarei olhando por todas as meninas. Pela modalidade. Vou ajudar a dar mais voz ao nosso grupo.”


Formiga retorna à Seleção Brasileira prestes a completar 40 anos

Formiga volta a jogar pela Seleção Brasileira visando Copa América do Chile
Técnico Vadão em conversa com Formiga, de volta à Seleção / Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Aos 32 anos, Cristiane não estava na última convocação do técnico Vadão, que assumiu a Seleção feminina após a saída de Emily. Entre as atletas chamadas para 10 dias de treinamento na Granja Comary visando a Copa América do Chile, de 4 a 22 de abril, a maior surpresa foi o retorno de Formiga, que atuou 22 anos pela Seleção e anunciou aposentadoria da amarelinha após a conquista do Torneio Internacional, em Manaus, no ano em que disputou pela sexta vez os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

Mesmo fora da Seleção, a  meia do Paris Saint-Germain, da França, reforçou o grupo de jogadoras e ex-jogadoras em uma carta aberta à CBF, em 2017, em que reivindicaram por mais mulheres em papéis de liderança na entidade. Em janeiro deste ano, Formiga havia ido à Granja para conversar com Vadão sobre a possibilidade de voltar à Seleção. O retorno da veterana foi confirmado em lista publicada pela CBF no último sábado (24/2), uma semana antes de a atleta completar 40 anos.

A lista de Vadão também contou com a primeira convocação de Marta, Rafaelle e Fabiana em 2018. O grupo que treinará de 26 de fevereiro a 7 de março na Granja conta com 29 atletas: 15 que atuam no Brasil e outras 14 que jogam em clubes do exterior. A principal competição da Seleção feminina neste ano será a Copa América, que vale vagas para a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos.

Veja convocação para último treino antes da Copa América

Goleiras

Bárbara – Kindermann

Aline – CBF

Letícia – Corinthians

Tainá – Corinthians

Zagueiras

Érika – PSG (França)

Mônica – Orlando Pride (EUA)

Rafaelle – Changchun FC (China)

Daiane Limeira – Avaldsnes Idrettslag (Noruega)

Bruna Benites – Meizhou Huijun FC (China)

Laterais

Fabiana – Barcelona (Espanha)

Letícia Santos – Sportclub Sand (Alemanha)

Tamires – Fortuna Hjorring (Dinamarca)

Joyce – Valência CFF (Espanha)

Daiane Rodrigues – CBF

Poliana – Orlando Pride (EUA)

Rilany – CBF

Meio-campo

Formiga – PSG (França)

Gabi Zanotti – Corinthians

Andressa – Portland (EUA)

Thaisa – Sky Blue FC (EUA)

Atacantes

Raquel – Ferroviária

Adriana – Corinthians

Millene – Corinthians

Aline Milene – Baylor University (EUA)

Bia – Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Thaisinha – Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Debinha – North Carolina Courage (EUA)

Marta – Orlando Pride (EUA)

Jennifer – Notre Dame University (EUA)

One thought on “Cristiane e Formiga voltam à Seleção após crise por saída de Emily

  1. Amei saber que estas jogadoras voltaram pra seleção. Elas ainda tem muito futebol pra mostrar. Um beijo grande pra minha amiga Formiga. Saudades amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*