Cristiane atacante da Seleção Brasileira disputa a quinta Copa do Mundo dela na França, em 2019
Cristiane Reprodução/Instagram Cristiane vestida com a camisa da Seleção Brasleira, sentada no gramado, aponta para frente

Entenda por que Cristiane é a surpresa da convocação para Copa feminina

Publicado em Futebol

Nem as nove derrotas seguidas fizeram o técnico Vadão inovar na convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo feminina, que será na França, de 7 de junho e 7 de julho. A principal surpresa, quem diria, ficou por conta da confirmação de uma veterana: Cristiane, a maior artilheira do futebol em Jogos Olímpicos, com 14 gols.

Com 34 anos recém-completados, a atacante esbanja experiência, tanto que parte para o quinto Mundial da carreira. Cristiane, porém, não atua com a Seleção desde a Copa América, em abril de 2018. Ela chegou a treinar com a equipe de Vadão e ser listada para compromissos do Brasil. Mas questões físicas a impediram de participar dos jogos. Nos dois últimos amistosos do Brasil antes da Copa, contra Escócia e Espanha em abril deste ano, ela foi desconvocada por uma lesão na panturrilha direita.

Reforço mais badalado do São Paulo, Cristiane pouco entrou em campo neste primeiro semestre de 2019. A atacante ainda não marcou nenhum gol nos quatro jogos que disputou pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro nem nas duas partidas que entrou em campo pelo Campeonato Paulista em 2019.

Cristiane no São Paulo
Cristiane entrou em campo seis vezes pelo São Paulo até a convocação | Afonso Pastore/saopaulofc.net


Nas redes sociais, a atacante comemorou a convocação para a Seleção Brasileira e desabafou: “Foi choro, lesão, desconfiança, pessoas me dizendo que eu não me recuperaria, inclusive algumas que trabalham comigo, e cá estamos nós, indo para minha quinta e última Copa do Mundo”.

Entre setembro de 2017 e abril de 2018, Cristiane também se ausentou da Seleção por sete meses, mas por protesto à demissão da técnica Emily Lima, a primeira mulher a comandar à seleção de futebol feminina do Brasil. Ela voltou na decisão de aposentar a amarelinha a pedido de Vadão e diante da promessa de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) valorizasse mais o futebol feminino no país.

Pouca renovação

Contando com Cristiane, 14 das 23 jogadoras que estiveram na última Copa do Mundo, no Canadá, em 2015, voltaram a ser convocadas por Vadão para o Mundial da França. Em relação às Olimpíadas do Rio-2016, o treinador repetiu 15 nomes. A diferença foi Debinha, que não esteve no último Mundial, mas jogou as Olimpíadas.

As novidades são as goleiras Aline e Letícia Izidoro; as laterais Letícia Santos e Camilinha; a zagueira Kathellen, as atacantes Geyse e Ludmila e seria a meia Adriana, que recebeu o diagnóstico de uma lesão grave horas depois de ouvir o nome na convocação de Vadão. No dia anterior, a jogadora do Corinthians sofreu um rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no jogo contra o Santos, pelo Campeonato Paulista.

Adriana era uma das seis jogadoras convocadas que atuam no Brasil. Assim como ela, Letícia Izidoro, Érika e Mônica são do Corinthians. Os outros times representados são o Internacional, com Fabiana, e o São Paulo, com Cristiane. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*