As Leoas da seleção brasileira feminina de handebol começaram começaram bem nos Jogos Olímpicos de Tóquio: um empate para Rússia e uma vitória sobre a Hungria
HandebolFemininoToquio Daniel Leal-Olivas/AFP Duda Amorim ataca com a Seleção Brasileira feminina de handebol, chamadas de Leoas do Brasil

Leoas: saiba como surgiu o apelido da Seleção de handebol adotado nas Olimpíadas

Publicado em Handebol, Olimpíadas

Não tem faltado garra à Seleção Brasileira feminina de handebol. Com um início empolgante nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as brasileiras começaram a ser chamadas de Leoas. O apelido pegou após o início empolgante na competição, com um empate sobre as atuais campeãs olímpicas, que nesta edição competem como Comitê Olímpico Russo (ROC), e vitória diante da Hungria. Mas a denominação surgiu poucos dias antes do torneio olímpico. 

Como os jogadores da Seleção Brasileira masculina eram chamados de “guerreiros”, a equipe feminina do Brasil acabou herdando o  “guerreiras”. Mas essa referência já era usada pela seleção espanhola há muito tempo. Então as próprias atletas decidiram adotar um novo codinome, que pode marcar a conquista da primeira medalha em Olimpíadas. “Não sei se partiu delas ou de outra pessoa, mas ficou perfeito. É a cara delas a #leoas”, conta Dara Diniz, ex-pivô e capitã da Seleção Brasileira.

Já concentradas em Tóquio, as jogadoras enviaram o pedido para Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Na verdade, a proposta do novo apelido já chegou pronta, com arte e tudo, produzida pela irmã da ponta esquerda Dayane Pires. E foi prontamente colocada nas redes. A hashtag #leoas começou a circular na internet no dia da estreia da Seleção feminina nos Jogos de Tóquio, contra o Comitê Olímpico da Rússia, no sábado (24/7). 

E deu sorte. O apelido rapidamente pegou. Hoje, o fã desavisado que chamá-las de guerreiras logo é corrigido pelos próprios torcedores. “Nunca estivemos tão bem nas redes sociais. Agora, todo mundo só chama as jogadoras de Leoas. As próprias atletas, quando publicam algo, divulgam com a #leoas”, informa André Gustavo, responsável pelas mídias sociais da Seleção Brasileira de handebol. 

Início promissor das Leoas em Tóquio

Na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as Leoas do Brasil empataram, em 24 x 24, com as atuais campeãs olímpicas, que em Tóquio são denominadas de Comitê Olímpico Russo (ROC), por 24 x 24. Tanto o resultado, quanto o desempenho dentro de quadra foram muito comemorados pelas brasileiras, que deixaram os torcedores esperançosos.   

Na segunda partida pelo torneio olímpico, o Brasil venceu a tradicional Hungria, por 33 x 27, em mais uma performance convincente. O próximo desafio é contra a Espanha, nesta quarta-feira (28/7), às 23h (horário de Brasília). Mais uma pedreira para as Leoas, já que as espanholas foram vice-campeãs mundiais em 2019 e vão embaladas pela última vitória em cima da França. 

Em caso de vitória das comandadas do técnico Jorge Dueñas, as brasileiras praticamente sacramentam a classificação para as quartas de final olímpica. O Brasil ocupa a segunda posição do Grupo B, com 3 pontos, atrás da Suécia, com 4. Na sequência estão França e Espanha, ambos com 2 pontos, Comitê Olímpico Russo, com  1, e a Hungria amarga a lanterna, sem nenhum ponto ainda. 

 

Histórico em Olimpíadas e Mundiais

A Seleção feminina passa por uma renovação. Das 15 jogadoras que defendem o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, apenas cinco chegaram com experiência na competição. A goleira Bárbara e a pivô Tamires disputaram os Jogos do Rio-2016, além de Alexandra Nascimento, Ana Paula Rodrigues e Duda Amorim, que estão na quarta Olimpíada seguida da carreira.

Com exceção da Tamires, essas quatro veteranas ajudaram o Brasil a conquistar o melhor resultado da história da modalidade para o país: o título do Campeonato Mundial em 2013, sob comando do técnico dinamarquês Morten Soubak. Com Duda recebendo o título de melhor jogadora do torneio.

Já a melhor campanha da Seleção feminina de handebol em Olimpíadas foi na Rio-2016, quando jogou em solo brasileiro, com o ginásio lotado em todas as partidas. Também sob comando de Morten, as brasileiras se classificaram em primeiro do grupo para a segunda fase do torneio e foram eliminadas nas quartas de final pela Holanda, por 23 x 32, terminando na 5ª colocação.

Além disso, as brasileiras acumulam seis medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos no currículo de conquistas. A Seleção está invicta neste outro torneio olímpico desde 1999, na edição de Winnipeg (Canadá). A última conquista, no Pan de Lima-2019, carimbou a ida a Tóquio para participar das Olimpíadas.

 

Produzido por Maíra Nunes e Júlia Mano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*