O Campeonato Brasileiro A1 feminino terá pausa de 112 dias em 2020 para as Olimpíadas de Tóquio
48816192228_ef2d5f1142_c Lucas Figueiredo/CBF Ferroviária comemora título do Campeonato Brasileiro feminino A1 2019

Brasileirão feminino A1 terá pausa de 112 dias em 2020 para Olimpíadas

Publicado em Futebol

A temporada nacional de futebol feminino em 2020 terá novamente as Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro. O torneio de elite ocorrerá entre 9 de fevereiro a 13 de setembro, com pausa de quase três meses (de 31 de maio a 23 de agosto) para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Já a segunda divisão do torneio está marcada para ser disputada de 15 de março a 5 de julho.

Três competições de base completam o calendário anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo ano. São elas: um Campeonato Brasileiro Sub-18 e outro Sub-16, além de um torneio de desenvolvimento para meninas de até 14 anos com oito clubes participantes. 

A programação da CBF para 2020 prevê a reserva para as Datas-Fifa e para as competições oficiais da entidade e da Conmebol, usadas em competições da Seleção Brasileira, para todas as categorias.

“O futebol feminino é prioridade para a CBF. Este ano, avançamos no calendário, especialmente com a reformulação das duas séries do Campeonato Brasileiro Adulto e o início de competições nacionais de base Sub-18 e Sub-16. E vamos continuar direcionando atenção e investimentos em escala inédita para fomentar seu crescimento em todo o país”, promete o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

 

Campeonato Brasileiro Feminino A-1

Total de clubes: 16

Data: 9/2 a  13/9;

Formato: Grupo único em que todos os times se enfrentam em turno único. Os quatro piores colocados são rebaixados, enquanto os oito melhores colocados avançam para a segunda fase. Ela é eliminatória e cada etapa é decidida em jogos de ida e volta, até a final. Serão 134 partidas ao total.

Pausa para as Olimpíadas de Tóquio-2020: 31/5 a 23/8;

Participantes: Ferroviária (SP), Corinthians (SP), Santos (SP), São José (SP), Flamengo (RJ), Vitória (BA), Audax (SP), Iranduba (AM), Minas Brasília-ICESP (DF), Ponte Preta (SP), Avaí (SC), Internacional (RJ), São Paulo (SP), Cruzeiro (MG), Palmeiras (SP) e Grêmio (RS).

Campeonato Brasileiro Feminino A-2

Total de clubes: 36

Data: 15/3 a 5/7

Formato: Os times são distribuídos em seis grupos. Dentro de cada chave, as equipes se enfrentam em turno único. Avançam para a segunda fase os 16 melhores colocados (os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados). A partir de então, a disputa passa a ser em sistema eliminatório, em jogos de ida e volta, até a final. São 120 partidas ao total.

Participantes: Disputam o torneio de acesso à elite do futebol brasileiro os 27 campeões estaduais de 2019, os quatro clubes rebaixados do Brasileirão A1 na temporada anterior e os cinco times melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes Masculino em 2020.

 

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18

Total de clubes: 24

Data: 10/5 a 20/9

Formato: 6 grupos de 4 clubes, com os clubes jogando em ida e volta dentro de cada grupo; os 8 melhores avançam e formam 2 grupos de 4 clubes, jogando em turno único, dentro do grupo; os 4 melhores avançam e jogam semifinal e final em ida e volta. São 90 partidas ao total.

 

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16

Total de clubes: 12

Data: 11/7 a 21/7

Formato: As equipes são divididas em três grupos. Os quatro clubes de cada chave se enfrentam em turno único. Avançam para as semifinais os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. A semi e a final são disputas em jogos únicos. São 22 partidas ao total.

 

Torneio de Desenvolvimento de Futebol Sub-14

Total de clubes: 8

Data: 22/11 a 29/11

Formato: Os times são divididos em dois grupos, em que os quatro clubes de cada chave se enfrentam em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais e final, também disputadas em jogos únicos. São 16 partidas ao total.

 

> Siga o Elas no Ataque no Instagram: @elasnoataque.cb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*