A primeira fase do Campeonato Brasileiro feminino A1 terminou com Corinthians batendo a marca de 24º vitórias seguidas no torneio, vitória do São José sobre o vice-líder Santos para carimbar a última vaga para as quartas de final e com a despedida de Foz/Athletico-PR e o Vitória-PE da elite do futebol nacional. Veja abaixo como fica a competição após 15 rodadas em que todos os times se enfrentaram em turno único.
Os classificados e as quartas de final
O triunfo do Corinthians sobre o Vitória-BA, por 2 x 1, no Parque São Jorge, além de manter o Timão na liderança da tabela, fez o clube igualar a maior sequência de vitórias conquistadas por uma equipe no futebol brasileiro com o Coritiba de 2011. Responsável por abrir o placar para o Corinthians no domingo (4/8), a artilheira do Brasileirão 2019 Millene chegou a 17 gols. Gabi Zanotti ampliou para as paulistas e Roqueline descontou para as baianas.
O Corinthians pegará o São José nas quartas de final, que venceu o Santos e garantiu a oitava vaga para a próxima fase. O Timão irá embalado pela boa sequência, mas enfrenta muitos desfalques no elenco por lesão. Já a equipe santista se despediu com uma derrota por 2 x 0 que pegou muitos torcedores de surpresa. O time que tropeçou, mas se manteve na liderança a maior parte da primeira fase chega como favorito contra a Ferroviária, que goleou o Vitória-PE por 7 x 0, cravando o rebaixamento do time pernambucano.
Kindermann/Avaí e Internacional empataram sem gols, em Porto Alegre, e ambas se classificaram para as quartas de final. Time tradicional do futebol feminino, o Kindermann terminou na terceira colocação no ano em que selou parceria com o Avaí. O adversário na próxima fase será o Audax-SP, que venceu a Ponte Preta em Osasco, no domingo. O Internacional, por sua vez, terá vida difícil diante do Flamengo, em um dos confrontos que prometem mais equilíbrio. O único representante carioca da Série A1 goleou o já rebaixado São Francisco por 5 x 0.
Os confronto das quartas
Corinthians-SP (1º) x São José-SP (8º)
Santos-SP (2º) x Ferroviária-SP (7º)
Avaí/Kindermann-SC (3º) x Audax-SP (6º)
Flamengo-RJ (4º) x Internacional-RS (5º)
Parte debaixo da tabela: os sobreviventes
Sport e São Francisco disputaram a 15ª rodada já rebaixados. Restava a definição dos outros dois clubes que vão disputar a segunda divisão em 2020. O Foz Cataratas jogou em casa precisando vencer diante do Minas Icesp, de Brasília. O time brasiliense saiu na frente com gol de Barbrinha no fim do primeiro tempo e sofreu o empate em cobrança de falta de Jayane. O 1 x 1 foi o suficiente para As Minas de Brasília comemorarem a permanência na elite um ano após o acesso, mas decretou a queda do tradicional Foz Cataratas.
Fundado em 2010 e campeão da extinta Copa do Brasil em 2011, o Foz foi rebaixado justamente no ano em que fechou parceria com o Athlético Paranaense, clube da elite do Brasileiro masculino. O Vitória de Pernambuco tinha uma difícil missão diante do Corinthians para sobreviver na elite do futebol feminino. A derrota das pernambucanas por 2 x 1 salvou a Ponte Preta — mesmo com a derrota da Ponte diante do Audax por 2 x 0. Outro que perdeu e, ainda assim, permaneceu na elite foi o Iranduba.
Time que carrega a força da torcida de Manaus, o Iranduba perdeu por 3 x 1 para a única equipe que não havia vencido ainda: o já rebaixado Sport, lanterna da competição. Dessa forma, Vitória da Bahia, Iranduba, Minas-DF e Ponte Preta não se classificaram para as quartas de final, mas se garantiram na Série A1 em 2020.
Os resultados da última rodada da 1ª fase
Corinthians 2 x 1 Vitória-BA
São José-SP 2 x 0 Santos
Audax 2 x 0 Ponte Preta
Foz Cataratas/Athletico 1 x 1 Minas-DF
Sport 3 x 1 Iranduba
Internacional 0 x 0 Kindermann/Avaí
Flamengo 5 x 0 São Francisco-BA
Ferroviária 7 x 0 Vitória-PE
Os rebaixados para a Série A2
Vitória-PE
Foz Cataratas/Athletico
São Francisco-BA
Sport
Os que subiram para o Brasileiro A1
São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro A2 em 2018, garantindo a vaga na primeira divisão em 2020. Apesar da conquista, a segunda divisão ainda definirá o campeão. Quem já não está mais nessa briga é o clube gaúcho, que perdeu para as mineiras pelo placar agregado de 4 x 1, no último sábado. As Cabulosas, como são chamadas as jogadoras do Cruzeiro, venceram o Grêmio por 2 x 1 em Gravataí (RS) e ampliaram a vantagem no segundo jogo.
O Cruzeiro agora aguarda o vencedor de Palmeiras e São Paulo, que se enfrentam no próximo domingo (11/8), às 14h, no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo, pela outra semifinal. O tricolor paulista tem a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 x 0, no Pacaembu. O jogo terá transmissão da Band.