celina_leao

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Publicado em Sem categoria

Por Luana Patriolino (interina) – O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as próximas eleições já começaram no Distrito Federal. Na disputa para o Palácio do Buriti, o nome de Celina Leão (PP), atual vice-governadora, desponta como principal cogitado. Ela é apoiada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e a indefinição está apenas em quem seria o seu vice. Nos bastidores, também circula a possibilidade de que a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se licencie do cargo para concorrer ao pleito. A parlamentar tem apoio da ala mais radical da direita como, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esquerda indefinida

Na esquerda, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e o presidente do Iphan, Leandro Grass, aparecem como os principais candidatos ao Governo do Distrito Federal. Caso a parlamentar concorra ao cargo, o Partido dos Trabalhadores pode colocar Rosilene Corrêa, ex-diretora do Sinpro, para tentar novamente uma vaga no Senado. Em 2022, ela ficou em terceiro lugar na disputa. O receio do partido com relação a Kokay no Buriti é que a legenda fique sem um nome forte para puxar votos ao Congresso Nacional, perdendo espaço nas Casas legislativas.

Avulsos

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) deve tentar o cargo de governador mais uma vez. Em 2018, chegou a ser pré-candidato do PSDB ao GDF, mas acabou se candidatando ao Senado. No ano passado, ele tentou novamente, mas ficou em sexto lugar. Outra possibilidade é que ele apareça como vice de algum candidato da direita — já que ele tem intensificado o discurso conservador. O ex-senador Reguffe estuda se filiar ao Podemos para concorrer a um cargo no Senado ou na Câmara dos Deputados. Outra probabilidade é que ele se filie ao Pros, pois é próximo do presidente nacional da agremiação, Eurípedes Gomes Junior.

No Congresso

Também não deve ficar de fora André Octávio Kubitschek, filho do empresário Paulo Octávio, para a Câmara dos Deputados. Nos bastidores, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, circula como um nome forte para a esquerda em 2026. Sem filiação partidária, ela encerra o mandato em 2024 e não poderá ser reconduzida ao cargo.

Pão e leite de volta

Um dos principais programas de combate à fome do ex-governador Joaquim Roriz, a distribuição de pão e leite para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar deve voltar a ser discutida na CLDF em 2024. Desde que assumiu seu primeiro mandato como distrital, Roriz Neto (PL) tem encabeçado uma campanha pesada pela volta do programa. Além do fornecimento diário dos alimentos, o projeto do parlamentar trata do fortalecimento da agricultura familiar, que teria preferência na hora de vender seus produtos para o governo.

Referência

A diretora de Recursos Humanos do Hospital da Criança de Brasília (HCB), Vanderli Frare, anunciou que a instituição irá elaborar um plano de ação para se tornar referência como local de trabalho até 2028. A entidade atende pelo SUS e, em 2023, recebeu a certificação pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP, pelos esforços da gestão do hospital para construir um ambiente agradável para os funcionários. “Nosso objetivo é claro: queremos fazer do HCB não apenas um local de cura excepcional, mas também um ambiente de trabalho que inspire, motive e promova o bem-estar de todos os nossos colaboradores”, declarou Frare.

Campanha

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) prorrogou até 31 de dezembro a adesão ao Programa de Renegociação, Captação e Fidelização de Clientes, o TerraMais. A campanha alcança toda a carteira de vendas e concessão imobiliária da agência e oferece até 100% de descontos sobre multas e juros de mora para as renegociações de débitos em atraso.

Premiação

A iniciativa dará um prêmio de até 11% em carta de crédito do valor pago antecipado pela amortização de no mínimo 50% ou quitação do saldo devedor. A adesão à campanha pode ser via requerimento físico, no edifício-sede da Terracap, ou por requerimento digital, no portal da empresa estatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*