Deputado Hermeto quer um raio X dos golpistas do 8 de janeiro

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, o deputado Hermeto (MDB) pediu que seja permitida a visita a todos os presos relacionados ao vandalismo ocorrido em 8 de janeiro. Ele também quer a relação detalhada com nome e cidade de todos. A CPI quer saber quantos presos são do Distrito Federal, e quantos são de outros estados e analisar como eles estão sendo tratados no sistema prisional. O pedido de informações foi enviado à Secretaria de Administração Penitenciária. “É necessário que seja feita essa visita, afinal os presos são diretamente ligados a essa investigação e saber as condições em que se encontram é fundamental” conclui o relator.

Carnaval de paz

Sem ocorrências, o Circuito Cultural de carnaval de Planaltina encerrou as atividades deste ano em paz. Nos quatro dias de festa, com shows de artistas, a cidade não registrou ocorrências de violência nos blocos. “Um carnaval bonito, de paz e feito com qualidade”, disse o deputado distrital Pepa (PP) que esteve presente nas comemorações. Foram cinco blocos divididos em diversas regiões da cidade, com atrações para toda a família. Professor Israel, fundador do Bloco Sem Eira nem Beira, fala da experiência de promover um bloco de carnaval em Planaltina. “É a única região administrativa que tem uma orquestra de frevo”, disse. O bloco, que foi criado em 2007, reúne crianças e adolescentes no comando dos instrumentos.

Três autores
A lei que deu à antiga Ponte Costa e Silva o nome de Honestino Guimarães, na verdade, tem três autores. Como a coluna mostrou ontem a lei que está em vigor é de autoria do ex-deputado Leandro Grass (PV), hoje presidente do Iphan, mas o deputado Ricardo Vale (PT) também apresentou uma lei, aprovada pela Câmara Legislativa e suspensa por meio de decisão judicial em ação proposta pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF). Mas a ideia original foi da ex-deputada Maria José Maninha (PSol) em 1997. A matéria foi rejeitada no plenário da Câmara Legislativa em agosto de 1999. Maninha foi colega de Honestino na UnB. Ela estudava medicina e ele, geologia.

Desafios da liderança
A jornalista Paola Lima lançou ontem o livro Ouse Liderar, os desafios da liderança atual e como superá-los, que reúne histórias inspiradoras de gestão em diversas áreas. Em sua participação, Paola conta a experiência de gestão pública e trabalho remoto na agência de notícias do Senado Federal durante a pandemia do coronavírus. Atual diretora da Agência Senado, Paola Lima passou pelo Correio Braziliense e Jornal de Brasília, onde também foi colunista de política, e manteve um blog com a cobertura da política do Distrito Federal até ingressar no serviço público. No Senado, foi repórter e coordenadora de conteúdo da Agência antes de assumir a direção. A obra, uma iniciativa da coordenadora editorial Márcia Rizzi, traz a experiência de mentores, gestores e empresários no exercício da liderança, com linguagem acessível e insights para quem quer aprimorar sua atuação. De Brasília, também é coautora do livro a especialista em desenvolvimento de pessoas Cláudia Nogueira. Ela conta sobre seu projeto de Mentoria para mulheres no serviço público, criado no Senado Federal, de onde é servidora. Paola foi uma de suas mentoradas.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás