Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Já são dois projetos em tramitação na Câmara Legislativa contra restrições para quem não se vacinou contra covid-19. Além do deputado distrital Iolando (MDB), Thiago Manzoni (PL), da base bolsonarista, apresentou proposta que veda a exigência de comprovante de imunização para a efetivação de qualquer ato da vida civil. Hoje não há nenhum decreto em vigor, mas se os projetos forem aprovados o Executivo ficará impedido de cobrar vacinas. Os distritais seguem o exemplo da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou ontem projeto de bolsonarista e derrubou o passaporte da vacina para os cidadãos terem acesso a locais públicos e privados.
Afinados
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está animado com o novo trabalho. Foi anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria da pasta. “Pense num entusiamo. Tenho muita afinidade com o Alckmin”, disse Rollemberg à coluna.
Homenagem ao avô
Para muitos, os restaurantes comunitários do DF já são chamados de “Rorizão”. Agora, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) quer tornar oficial. O distrital apresentou projeto dando uma essa denominação aos 13 restaurantes. O primeiro, em Samambaia, foi inaugurado pelo avô, em 11 de setembro de 2001.
Sem convocação federal
Presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) não pretende permitir a convocação de autoridades federais. Requerimentos com esse enfoque nem serão submetidos aos membros da CPI.
Comunicação da Justiça Eleitoral
O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati o corregedor, Mário-Zam Belmiro, e os desembargadores eleitorais Renato Guanabara Leal e Renato Coelho participaram ontem da abertura do Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, que vai até amanhã. O evento foi aberto pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Sobras
O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), estuda o uso das chamadas “sobras orçamentárias” do Legislativo para incrementar as emendas parlamentares que serão destinadas à Secretaria de Saúde para o mutirão de cirurgias. Wellington disse que fará o levantamento do montante disponível antes de levar a proposta para votação. A sugestão foi feita pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).
A pergunta que não quer calar…
Quem será responsabilizado pela condução dos atos golpistas do dia 8 de janeiro?
Siga o dinheiro
R$ 553 milhões – Foi a redução da receita do DF com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) durante o ano de 2022, segundo a Secretaria de Fazenda do DF. As perdas foram impostas pelas leis complementares 192 e 194, ambas federais, que alteraram a cobrança de ICMS dos combustíveis.
Só papos
“Deus proverá”
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao ser questionado sobre o reajuste das forças de segurança“O ministro Dino foi infeliz e desrespeitoso, mas também demonstrou total desconhecimento da situação pela qual passam as forças de segurança do DF”
Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)
0 thoughts on “Distritais querem derrubar passaporte da vacina”