izalci_1200 Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Izalci Lucas: “O afastamento do governador prejudica a governabilidade”

Publicado em Eixo Capital

À queima-roupa// Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

por Ana Maria Campos

O senhor foi adversário e crítico do governador Ibaneis Rocha no primeiro mandato e na campanha. Agora lidera uma frente em defesa da volta dele. O que houve?
Tenho que reconhecer. Ele foi eleito pela maioria da população e, afinal de contas, quem não pode perder é o Distrito Federal. O afastamento do governador prejudica a governabilidade e nós, como representantes da população, e como membros da bancada do DF, temos noção do prejuízo que é o afastamento de um governador. Por isso, lideramos essa frente em defesa da volta dele. Não dá para afastar um governador com uma canetada, mesmo confirmada depois pela maioria do plenário. Já se passou um mês e não tem prova nenhuma de que houve algum erro, intenção ou dolo.

Acha que o afastamento foi injusto?
Não é questão de ser justo ou injusto. Acho que naquele primeiro momento, tinha que afastar mesmo, para apurar se houve por parte do governador qualquer participação daqueles fatos que ocorreram no dia 8, que foram horríveis, com destruição do patrimônio público. Mas tudo leva a crer que não houve intenção, não foi proposital. Então, agora é justo o retorno imediato do governador.

Defende também a revogação da prisão do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Anderson Torres?
Depende das provas. Não conheço o processo, não vi o depoimento nem provas. Mas se não houver prova concreta até agora de que houve participação nos eventos do dia 8, tem que liberar mesmo.

Acredita numa aproximação com Ibaneis depois desse episódio?
A aproximação com Ibaneis é natural, no sentido de que nós defendemos, acima das questões pessoais, o DF. Aquilo que é melhor para o DF a gente sempre apoiou, sempre ajudou. E nesse momento agora que Brasília está passando, com afastamento do governador, com a intervenção, com essas medidas pré-anunciadas, temos de estar todos juntos. Tenho conversado muito com a governadora em exercício, Celina Leão, e tenho buscado ajudar de todas as formas. E não será diferente com o retorno do governador. Minha intenção é e sempre foi de ajudar o DF. Naquilo que eu puder estou sempre à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*