camara_1200 Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Nova legislatura na Câmara: homens, brancos, patrimônio alto e acima de 41 anos

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A maioria dos deputados que assume o mandato hoje tem mais de 41 anos (73%), é branca (72%), possui nível superior completo (83%), é do sexo masculino (82%) e possui patrimônio declarado acima de R$ 500 mil (70%). Entre as principais profissões, estão advogados e empresários.

Prudente é o mais jovem do DF
Na bancada do Distrito Federal, o mais jovem é o deputado Rafael Prudente (MDB), que completa 40 anos apenas em novembro. Fred Linhares (Republicanos) tem 43 anos e Júlio César Ribeiro (Republicanos), 47. Reginaldo Veras (PV) faz 50 amanhã. Gilvan Máximo (Republicanos) tem 53. O mais velho é o deputado Alberto Fraga (PL), com 66 anos, um a mais que Érika Kokay (PT). Bia Kicis (PL) tem 61 anos.

Menos mulheres
Dos oito deputados do DF que tomam posse hoje, há apenas duas mulheres: Bia Kicis e Érika Kokay. Na legislatura que acabou ontem, eram cinco.

O perfil da bancada
Na bancada do DF, segundo declarações à Justiça Eleitoral, metade tem patrimônio acima de R$ 500 mil. São eles: Bia Kicis, Rafael Prudente, Reginaldo Veras e Alberto Fraga. Sete têm nível superior completo e Gilvan Máximo, fundamental completo. Bia, Prudente, Júlio César e Reginaldo Veras registraram que a ocupação é o mandato como deputados. Fred Linhares é jornalista e redator, Érika Kokay é bancária e economiária, Fraga é militar reformado e Gilvan, empresário.

Nenhum negro no DF
O Distrito Federal não tem nenhum deputado federal negro. Entre os 513, apenas 27 foram eleitos. Na bancada do DF, há cinco deputados brancos e três pardos.

Muro restaurado

Na posse, hoje, os deputados poderão admirar o muro escultórico de Athos Bulcão no Salão Verde da Câmara dos Deputados, alvo de ataques em 8 de janeiro pela manifestação golpista. O valioso painel, em madeira, que fica ao lado da entrada do plenário, foi restaurado. A peça foi projetada especialmente para o mobiliário arquitetônico do Legislativo, a pedido de Oscar Niemeyer, nos anos 70. O painel foi amassado e sofreu danos em razão do alagamento do salão, provocado pelo acionamento dos sprinklers.

Elogio do vice
Durante a realização do ato de filiação dos senadores Flávio Arns, Chico Rodrigues e Jorge Kajuru na sede do PSB Nacional, o vice-presidente Geraldo Alckmin foi todo simpatia com a deputada distrital Dayse Amarilio. Em tom de brincadeira, Alckmin disse que, no DF, há uma lei especial que permite que menores de idade sejam deputados, fazendo referência à aparência jovem da parlamentar que tem 45 anos.

Mudança de documentos
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu, na Rodoviária do Plano Piloto, um mutirão de retificação de documentos de identidade para pessoas não binárias. A ação ocorreu em parceria com a Defensoria Pública do DF.

Força total
No primeiro dia sem intervenção na segurança pública do DF, a posse dos deputados e senadores eleitos em outubro e a volta dos trabalhos do Judiciário movimentam a cidade. Força total para impedir atos golpistas.

Só Papos

“Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”
Enquete postada pelo jogador de vôlei Wallace de Souza, medalhista de bronze do Mundial do ano passado, que depois se retratou

“Infelizmente, a postagem do Wallace não representa a essência do esporte, que desde o princípio ensina a importância de respeitar
nossos adversários”
Senadora Leila Barros (PDT-DF), pelo Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*