avelar_1200 Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Sandro Avelar anuncia criação de novo batalhão para a PMDF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

No seminário Entre os Eixos do DF, promovido ontem pelo Correio, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, anunciou a criação de um novo batalhão da Polícia Militar para atuar na Esplanada dos Ministérios. Sandro disse que a PM falhou em 8 de janeiro e as responsabilidades serão apuradas em seis inquéritos policiais militares. Mas, mesmo assim, considera a corporação do DF a melhor do país.

Redução do efetivo
Sandro Avelar fez uma observação sobre dificuldades do policiamento do DF: a redução do efetivo da PM. Em 2013, eram cerca de 16 mil. Hoje, são aproximadamente 10 mil. Houve queda de 37,5%.

Fundo da democracia
A governadora em exercício Celina Leão (PP) usou a expressão “Fundo Constitucional da democracia do Brasil”, durante o seminário Entre os Eixos do DF.

Ajuda do Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, prometeu distribuir R$ 600 milhões entre as unidades para federação para que os recursos sejam aplicados em cirurgias eletivas que ficaram bloqueadas por conta das emergências da pandemia. O DF conta com uma fila de 34.418 pacientes aguardando um procedimento. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, diz que essa é uma das prioridades da pasta. Ela aguarda, para ajudar a alcançar esse objetivo, a parte do DF no repasse. “O Ministério da Saúde vai calcular com base na população de cada unidade da federação”, diz Lucilene.

CPI vai sair
No seminário do Correio, ontem, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), garantiu que a CPI dos Atos Terroristas sairá. Todos os deputados já foram indicados: Robério Negreiros (PSD), Chico Vigilante (PT), Fábio Félix (PSOL), Jaqueline Silva (Agir), Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Hermeto (MDB).

Grass toma posse hoje
Leandro Grass toma posse, hoje, oficialmente como presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apresentação da nova Diretoria Colegiada do Instituto. O evento, na sala Brasília do Palácio Itamaraty, contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Parceria
O presidente do Iphan, Leandro Grass, e o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, já se reuniram para traçar projetos comuns. A eleição passou e agora é hora de trabalhar.

Izalci anuncia voto em Rogério Marinho
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) anunciou ontem que vai votar no futuro senador Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pelos bolsonaristas. O atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem o apoio da base do presidente Lula. Assim terá também o voto da senadora Leila Barros (PDT-DF), enquanto Damares Alves (Republicanos-DF) segue o mesmo caminho que Izalci. “Uma das coisas que pode atrapalhar muito o Senado é a vinculação e a dependência com o governo”, diz o tucano, que é líder do PSDB no Senado.

Fim
Acaba hoje a intervenção federal na segurança pública do DF.

2 thoughts on “Sandro Avelar anuncia criação de novo batalhão para a PMDF

  1. em outra ocasião eu já falei que Brasília não precisa de câmara legislativa, as razões são muitas , ,algumas delas, são a maiorias inconstitucionais, segundo o MPDF.A gora que os orgam federais já descubriram todos os criminosos golpistas , com muitos na presos na papuda, os ilustres deputados inventam uma cpi para que? pois tudo já estar descuberto muito já presos , é lamentavél ver a falta de incompetênsa destes senhores deputados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*