Sandro Avelar anuncia criação de novo batalhão para a PMDF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

No seminário Entre os Eixos do DF, promovido ontem pelo Correio, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, anunciou a criação de um novo batalhão da Polícia Militar para atuar na Esplanada dos Ministérios. Sandro disse que a PM falhou em 8 de janeiro e as responsabilidades serão apuradas em seis inquéritos policiais militares. Mas, mesmo assim, considera a corporação do DF a melhor do país.

Redução do efetivo
Sandro Avelar fez uma observação sobre dificuldades do policiamento do DF: a redução do efetivo da PM. Em 2013, eram cerca de 16 mil. Hoje, são aproximadamente 10 mil. Houve queda de 37,5%.

Fundo da democracia
A governadora em exercício Celina Leão (PP) usou a expressão “Fundo Constitucional da democracia do Brasil”, durante o seminário Entre os Eixos do DF.

Ajuda do Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, prometeu distribuir R$ 600 milhões entre as unidades para federação para que os recursos sejam aplicados em cirurgias eletivas que ficaram bloqueadas por conta das emergências da pandemia. O DF conta com uma fila de 34.418 pacientes aguardando um procedimento. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, diz que essa é uma das prioridades da pasta. Ela aguarda, para ajudar a alcançar esse objetivo, a parte do DF no repasse. “O Ministério da Saúde vai calcular com base na população de cada unidade da federação”, diz Lucilene.

CPI vai sair
No seminário do Correio, ontem, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), garantiu que a CPI dos Atos Terroristas sairá. Todos os deputados já foram indicados: Robério Negreiros (PSD), Chico Vigilante (PT), Fábio Félix (PSOL), Jaqueline Silva (Agir), Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Hermeto (MDB).

Grass toma posse hoje
Leandro Grass toma posse, hoje, oficialmente como presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apresentação da nova Diretoria Colegiada do Instituto. O evento, na sala Brasília do Palácio Itamaraty, contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Parceria
O presidente do Iphan, Leandro Grass, e o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, já se reuniram para traçar projetos comuns. A eleição passou e agora é hora de trabalhar.

Izalci anuncia voto em Rogério Marinho
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) anunciou ontem que vai votar no futuro senador Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pelos bolsonaristas. O atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem o apoio da base do presidente Lula. Assim terá também o voto da senadora Leila Barros (PDT-DF), enquanto Damares Alves (Republicanos-DF) segue o mesmo caminho que Izalci. “Uma das coisas que pode atrapalhar muito o Senado é a vinculação e a dependência com o governo”, diz o tucano, que é líder do PSDB no Senado.

Fim
Acaba hoje a intervenção federal na segurança pública do DF.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás