Sandro Avelar de volta à Secretaria de Segurança

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O delegado da Polícia Federal (PF) Sandro Avelar é o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Avelar esteve ontem no Palácio do Buriti e conversou com a governadora em exercício Celina Leão (PP). Mas Celina disse ao Correio que uma definição só será anunciada amanhã. Nesta quarta-feira (25/1), o interventor da segurança pública, Ricardo Cappelli, deverá apresentar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, um relatório sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Experiente, Sandro Avelar foi secretário de Segurança do DF no governo de Agnelo Queiroz (PT). Ele tem também uma forte ligação com a Polícia Federal. Foi secretário-executivo da PF e presidente da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF). Entre 2018 e 2021, Sandro Avelar foi adido da PF em Londres. Em 2019, chegou a ser cotado para a Secretaria de Segurança do DF. Mas preferiu manter o compromisso com a corporação. Uma das qualidades de Sandro Avelar é a capacidade de diálogo e o bom trânsito nas forças de segurança. Por isso, é considerado um nome capacitado para o momento político do Distrito Federal.

Governando

A governadora em exercício Celina Leão (PP) está fazendo o que mais gosta: política. Tem conversado com deputados, participado de agendas públicas e feito discursos. Vai sair mais forte do período em que estará à frente do Palácio do Buriti.

Substituta
Lembrando que Celina Leão já começou substituindo Ibaneis na diplomação porque o governador reeleito não pôde participar por estar com covid-19 na ocasião.

Tiro de canhão
Do ex-ministro Anderson Torres: “Isso foi um tiro de canhão no meu peito, no segundo dia de férias, acontece esse crime horrendo em Brasília e esse atentado contra o país e eu fui responsabilizado por isso. Eu jamais daria condições de isso ocorrer, eu sou profissional, sou técnico e jamais faria isso”.

A favor da federalização
O ex-diretor-geral da Polícia Civil e ex-deputado Laerte Bessa é a favor da federalização da segurança pública do DF. “Nossa segurança só vai prosperar quando sair das garras da política local”, disse à coluna.

Só papos

“Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país”
Senador eleito e ex-vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em entrevista à Folha de S.Paulo

“Ora, ora, senhor Hamilton Mourão. Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada e do seu facciosismo político! Fatos são fatos! Mais respeito a todos os brasileiros!”
Ministro aposentado e ex-presidente do STF Joaquim Barbosa

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

1 ano atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

1 ano atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

1 ano atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

1 ano atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

1 ano atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

1 ano atrás