Sandro Avelar de volta à Secretaria de Segurança

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O delegado da Polícia Federal (PF) Sandro Avelar é o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Avelar esteve ontem no Palácio do Buriti e conversou com a governadora em exercício Celina Leão (PP). Mas Celina disse ao Correio que uma definição só será anunciada amanhã. Nesta quarta-feira (25/1), o interventor da segurança pública, Ricardo Cappelli, deverá apresentar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, um relatório sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Experiente, Sandro Avelar foi secretário de Segurança do DF no governo de Agnelo Queiroz (PT). Ele tem também uma forte ligação com a Polícia Federal. Foi secretário-executivo da PF e presidente da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF). Entre 2018 e 2021, Sandro Avelar foi adido da PF em Londres. Em 2019, chegou a ser cotado para a Secretaria de Segurança do DF. Mas preferiu manter o compromisso com a corporação. Uma das qualidades de Sandro Avelar é a capacidade de diálogo e o bom trânsito nas forças de segurança. Por isso, é considerado um nome capacitado para o momento político do Distrito Federal.

Governando

A governadora em exercício Celina Leão (PP) está fazendo o que mais gosta: política. Tem conversado com deputados, participado de agendas públicas e feito discursos. Vai sair mais forte do período em que estará à frente do Palácio do Buriti.

Substituta
Lembrando que Celina Leão já começou substituindo Ibaneis na diplomação porque o governador reeleito não pôde participar por estar com covid-19 na ocasião.

Tiro de canhão
Do ex-ministro Anderson Torres: “Isso foi um tiro de canhão no meu peito, no segundo dia de férias, acontece esse crime horrendo em Brasília e esse atentado contra o país e eu fui responsabilizado por isso. Eu jamais daria condições de isso ocorrer, eu sou profissional, sou técnico e jamais faria isso”.

A favor da federalização
O ex-diretor-geral da Polícia Civil e ex-deputado Laerte Bessa é a favor da federalização da segurança pública do DF. “Nossa segurança só vai prosperar quando sair das garras da política local”, disse à coluna.

Só papos

“Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país”
Senador eleito e ex-vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em entrevista à Folha de S.Paulo

“Ora, ora, senhor Hamilton Mourão. Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada e do seu facciosismo político! Fatos são fatos! Mais respeito a todos os brasileiros!”
Ministro aposentado e ex-presidente do STF Joaquim Barbosa

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás