julio_ribeiro_1200

Secretaria de Esportes do DF sai das mãos do PP e passa para o Republicanos

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A Secretaria de Esportes do DF deixa de ser o reduto político da vice-governadora eleita Celina Leão (PP), que tem na pasta uma pessoa de confiança, Giselle Ferreira. O gabinete esportivo passa para o controle do Republicanos, com a indicação do deputado federal Júlio César Ribeiro. Mas Celina tem relação política forte com o partido e com o deputado e mantém força na área. Júlio César foi secretário de Esportes no governo Agnelo Queiroz e agora retorna no segundo mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB). Mas só depois da votação da PEC da Transição.

No apito final

Aos 45 do segundo tempo, o ex-vice-governador Renato Santana (PP) vai assumir o mandato na Câmara dos Deputados. Ficará cerca de um mês, em janeiro, com a posse do deputado Júlio César Ribeiro como secretário de Esportes do DF. “Quando jogava futebol amador, algumas vezes entrei em campo como titular da posição, já ocorreu, no entanto, de entrar pertinho do apito final”, disse Santana.

Sem prazo de validade
Mas quem terá oportunidade maior é Paulo Fernando (Republicanos), primeiro suplente que fica no mandato com a licença de Júlio César, a partir de fevereiro e sem prazo de validade. Católico, o futuro deputado integra a Comissão de Bioética da Arquidiocese de Brasília, da Equipe de Métodos Naturais, e é ativista da organização não-governamental Pró-vida, que luta contra o aborto. Na política, conta com a experiência de quem assessorou Enéas Carneiro (Prona) na Câmara.

Falando para o empresário
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, é o convidado de hoje do encontro da Lide, que tem o empresário Paulo Octávio como anfitrião. Ele vai participar do debate sobre a transição para o segundo mandato do governador Ibaneis Rocha,além das perspectivas e dos projetos para os próximos anos.

Quase na janela
André Clemente chegou há um ano no Tribunal de Contas do DF e foi eleito ontem vice-presidente. Uma façanha. Isso foi possível graças ao acordo entre a Associação Nacional dos Auditores e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Judiciário, Ministério Público, governo do DF e Tribunal de Contas do DF para esquecer a disputa judicial pela vaga do ex-secretário de Economia no TCDF.

Caminho aberto
Ninguém tem dúvida de que o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, vai longe. A aposta é de que chegará ao Supremo Tribunal
Federal (STF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*