STJ veta nome de André Clemente para o TCDF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Luana Patriolino

O ex-secretário de Economia do DF André Clemente disse à coluna que vai esperar para se manifestar sobre a decisão da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, que suspendeu a sua nomeação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

“Embora interessado no processo, não sou parte. O ato atacado foi do governador, há recursos sendo preparados. E, assim sendo, vou aguardar o trânsito dos processos para manifestar-me”, afirmou.

Ontem, a magistrada reconsiderou uma decisão monocrática que autorizava a indicação, feita pelo governador Ibaneis Rocha quando Clemente estava à frente da pasta da Economia. No entanto, a vaga era destinada para um auditor concursado do próprio TCDF.

Categoria envolvida
A decisão da presidente do STJ atende a um pedido da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). A entidade argumentou que a vaga deve ser preenchida por um auditor conselheiro-substituto “escolhido dentre lista tríplice elaborada pelo Tribunal”. Ao Correio, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) informou que não vai se manifestar sobre o caso.

Fake news

A equipe jurídica de Leandro Grass (PV), candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), afirmou à coluna que vai processar os autores de notícias falsas que circulam na internet a respeito do político. Em uma das postagens, há um texto que afirma que o distrital quer transformar a capital em uma produtora de maconha do país. “Recorre a uma informação claramente falsa com a intenção de incompatibilizar o candidato com um segmento da população. O autor responderá por isso na Justiça”, disse a defesa de Grass.

Segundo turno
O último levantamento do Instituto Ipec, divulgado nesta semana, mostrou que Leandro Grass passou de 8% para 13% nas intenções de voto. O candidato destacou que acredita na possibilidade de disputar um segundo turno em 30 de outubro contra Ibaneis Rocha (MDB) — que passou de 46% para 40%. “Não comento pesquisas, discuto as pesquisas com minha equipe de campanha. E é por estarmos analisando os dados que temos certeza de que estaremos no segundo turno”, destacou o distrital.

Remoção de vídeos
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou que o candidato Leandro Grass remova um vídeo do seu canal no YouTube em que acusa o governador Ibaneis Rocha de mentiras e corrupção. A decisão é do desembargador Diego Barbosa. Ele alegou que a mesma propaganda já havia sido retirada de veiculação na televisão e nas redes sociais.

Lula e Bolsonaro no DF
A pesquisa do Ipec mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 39% das intenções de voto entre eleitores do DF. Em seguida, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que cresceu cinco pontos em relação ao levantamento anterior e registrou 34%. Foram ouvidas 1.504 mil pessoas entre os dias 18 e 20 de setembro, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Histórias inéditas
Um novo livro a respeito da trajetória do ex-governador do DF Joaquim Roriz (1936-2018) traz detalhes inéditos da vida do político. A obra reúne relatos e bastidores sobre a adolescência, relação com a família e o início do relacionamento com Weslian Roriz — com quem foi casado por quase seis décadas. Sob o título Joaquim Domingos Roriz, o Segundo Construtor de Brasília, o trabalho foi escrito por Luís Roberto Vieira Costa. O material será apresentado ao público amanhã, no Plenário da Câmara Legislativa do DF, às 10h30.

Creches
Em decisão histórica, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem, que o Estado tem o dever constitucional de assegurar o direito à creche e pré-escola a crianças de 0 a 5 anos. Isso significa que os governos locais não podem negar matrícula alegando indisponibilidade de vagas. “A decisão reconhece o conteúdo jurídico normativo constitucional do direito à creche em caráter de norma autoaplicável e de eficácia imediata, impondo ao Estado dever de assegurar providenciar recursos orçamentários escalonados para sua realização no tempo”, dizem os advogados Guilherme Amorim Campos da Silva e Rubens Naves, amicus curiae da ação.

Brasília-Lisboa
A capital conta com um novo escritório de advocacia. Bryan de Jongh Martins e Sharlynn de Jongh Martins brindaram a inauguração do De Jongh Martins Advogados no Lago Sul, nesta semana. O evento contou com a presença dos ministros aposentados do STF Carlos Ayres Britto e Sepúlveda Pertence. O escritório tem atuação nas áreas de Direito Constitucional, Civil e Internacional. A sociedade desempenhará suas atividades no Brasil e na União Europeia, com unidades em Brasília e em Lisboa. “O objetivo do novo projeto é proporcionar um alto nível de trabalho, com qualidade, conhecimento técnico e excelência”, disse Bryan de Jongh Martins.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

12 meses atrás