paula_belmonte

Paula Belmonte entra de atestado médico após briga com o PSDB

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Depois de toda a confusão de terça-feira na federação PSDB-Cidadania, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) apresentou ontem um atestado médico assinado por um psiquiatra. O médico sustenta que ela está sem condições emocionais para discussões no partido. Precisa de três dias de descanso. Mas pediu para remarcar para amanhã.

Notícia diretamente no TRE
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) esteve ontem à noite com o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati. Ele foi comunicar que foi escolhido pela Federação PSDB-Cidadania para ser candidato ao Governo do Distrito Federal. O senador também afirmou que a federação apresentará, até 4 de agosto, à Justiça Eleitoral, o pedido de registro de candidaturas aos cargos de deputado distrital, deputado federal e senador.

Dúvidas
Os candidatos a deputado distrital e federal da federação PSDB-Cidadania estão tensos desde a reunião que definiu o destino para as eleições na chapa majoritária. Sem convenção, que estava marcada para domingo, ninguém sabe quem será candidato. O formato legal deve ser decidido hoje.

Em casa

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi à convenção nacional do PP que confirmou aliança com o presidente Jair Bolsonaro. Estava em casa no PP.

Ensaio
O empresário Fernando Marques e o ex-deputado Rogério Rosso também foram à convenção do PP. Eles ensaiam uma saída da disputa eleitoral se Marques não tiver espaço na chapa como candidato ao Senado.

Pontas soltas
No meio político, há um sentimento de que a chapa de Ibaneis Rocha ainda pode mudar. Há muitas pontas soltas nos partidos da base governista.

Vice de Parente será definida na convenção do PSB
O PSB-DF realizará, neste domingo, a convenção que definirá Rafael Parente como candidato ao GDF. Além da ex-deputada distrital Luzia de Paula, estão na disputa pela vaga de vice Dayse Amarilio, ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros e representante dos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à covid-19; a professora Janaina Almeida, educadora há 25 anos e referência na educação do Distrito Federal; e Mãe Baiana, mulher negra, defensora das minorias políticas e considerada ícone no combate contra ao racismo. A deliberação dos nomes deverá ocorrer durante a convenção que homologará também os nomes para a disputa à Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa.

PSTU lança candidato ao governo do DF
O PSTU-DF realizará convenção eleitoral neste sábado para lançar a candidatura de Robson Raimundo da Silva ao Governo do DF, tendo como vice-governador Eduardo Zanata. Robson é professor da Secretaria de Educação do DF, membro licenciado da Executiva Distrital da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), integrante do movimento negro Quilombo, Raça e Classe (QRC) e delegado sindical do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). Foi candidato a senador nas eleições de 2010, 2014 e 2018, no DF. Concorre pela primeira vez como governador.

Puro-sangue
A chapa do PSTU está completa e é puro-sangue. O vice será Eduardo Zanata, também do PSTU. Ele foi coordenador do DCE-UnB e participou do movimento que levou à queda do reitor Timothy Mulholland, em 2008. Atualmente, trabalha como assessor político da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular). Foi candidato a vice-governador do DF pelo PSTU em 2018. A convenção indicará Elcimara Souza para o Senado. Elcimara é servidora técnica judiciária, licenciada, do Tribunal de Justiça do DF, trabalhou por sete anos como professora na Secretaria de Educação do DF e diretora do Sindjus-DF e da Fenajufe, entidades que representam servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Foi candidata a deputada federal em 2018 no DF pelo PSTU. O partido tem alianças com movimentos sociais, mas definiu por não fazer coligações, com nenhum partido, pelas diferenças politicas e programáticas.

O tempo passa…
No primeiro mandato como distrital, Rodrigo Rollemberg tinha o slogan do cara que representava a juventude na política. Foi na campanha de 1994. Agora, o ex-governador está em busca de votos para a Câmara dos Deputados como o “Cabeça Branca”.

Chapa da educação
A chapa liderada pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede) é formada por três professores. Ele já deu aula em várias escolas públicas e privadas, a vice, Olgamir Amancia (PCdoB), é doutora em educação e decana de Extensão da UnB. A candidata ao Senado é a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) Rosilene Corrêa.

Primeiro dia
Leandro Grass já planejou o primeiro dia de campanha, em 16 de agosto. Ele vai começar o dia às 6h na Rodoviária do Plano Piloto, com a presença de todos os candidatos da federação.

De grão em grão
A pré-candidata a deputada distrital Thaynara (PSB) tem se destacado no financiamento coletivo de campanha. A ambientalista de 29 anos recebeu, até o momento, 125 doações virtuais e um montante de R$ 17 mil arrecadados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*