grass

Leandro Grass faz maratona nas RAs para apresentar candidatura

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Jéssica Eufrásio

Pré-candidato ao Palácio do Buriti pela federação PV-PT-PCdoB, Leandro Grass (PV) deu início a uma série de visitas às regiões administrativas, marcadas para os fins de semana. Intitulada #BoraJunto, a ação prevê um dia inteiro de agenda nas cidades, em reuniões com lideranças e passagem pelos pontos mais movimentados, ao lado de outros postulantes a cargos eletivos e representantes da militância.

Licença poética
No fim de semana, Grass visitou o Taguacenter e a Feira dos Goianos, ambos em Taguatinga, além de Planaltina — cidade da vice na chapa, Olgamir Amancia (PCdoB) —, onde caminhou pela feira da região, promoveu um abraço simbólico ao Parque Sucupira, visitou o câmpus da Universidade de Brasília (UnB) e soltou a voz em um restaurante. Acompanhado de cajón e ao violão, a música escolhida foi Sina, do Djavan. Mas com uma adaptação: em vez de “caetanear”, cantou “Lula lá”.

Novo eleitorado em foco

Alguns grupos terão papel estratégico no pleito deste ano. Além da tradicional busca pelo apoio de empresários, líderes religiosos, militares e representantes de categorias profissionais, os futuros candidatos tendem a se aproximar dos jovens e das mulheres. Neste ano, a quantidade de aptos a votar bateu recorde no país, com aumento de 6,2% em relação às últimas eleições gerais, em 2018. Dos mais de 156,4 milhões de brasileiros nessa condição, o público feminino representa 52,6%. Além disso, a quantidade de adolescentes de 16 e 17 anos — parcela com voto facultativo — cresceu 51% na comparação com quatro anos atrás. E um dado importante para os presidenciáveis: Brasília é o terceiro município com maior número de votantes no Brasil (2,2 milhões), atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente.

De olho nos servidores superendividados

Na semana de retorno das atividades na Câmara Legislativa, no início de agosto, os parlamentares vão formar uma comissão geral para discutir políticas financeiras do Banco de Brasília (BRB). Devido ao encontro, a sessão ordinária ficará suspensa. O foco será encontrar soluções para servidores públicos superendividados que não têm direito à escolha de outra instituição bancária para receber os salários e acabam com parte dos vencimentos tomada para quitar as dívidas com o BRB.

Entendimentos diversos
A chamada ao debate se deu em virtude da retenção de mais de 30% dos salários para pagamento dos passivos, segundo o deputado Chico Vigilante (PT), que propôs a iniciativa. Contudo, a Lei do Superendividamento, ainda sem regulamentação, não define uma porcentagem-limite para comprometimento da renda líquida dos consumidores, apenas a garantia de preservação do “mínimo existencial”. Apesar disso, em algumas ações judiciárias e administrativas, Justiça e Procons têm estabelecido margens de 30% a 60%.

Siga o dinheiro

R$ 61.783.055.400,00
Valor do contrato de aluguel da nova sede da Secretaria de Educação, no Edifício Venâncio 3000, firmado por cinco anos com a empresa Antônio Venâncio da Silva Empreendimentos Imobiliários LTDA.

Só papos

“Atitude firme de Alexandre de Moraes para que bolsonaristas retirem do ar notícias falsas contra Lula é fundamental para conter a máquina de ódio e de fake news do bolsonarismo”
Erika Kokay (PT-DF), deputada federal

 

“Essa história de querer calar apoiadores do presidente com base em suposta fake news não cola, pois todo mundo sabe que não há mentira no mundo sobre o PT que seja pior do que a simples verdade”
Bia Kicis (PL-DF), deputada federal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*