lula_eixo

Relação entre DF e municípios do Entorno entra no radar de pré-candidatos

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Jéssica Eufrásio

Pelas redes sociais, o ex-presidente Lula (PT) colocou em pauta a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O plano do presidenciável é reunir lideranças locais para discutir melhorias nos municípios dessa área. “Se eu for candidato, e se for eleito, vou juntar os prefeitos do Entorno de Brasília: Luziânia, (Novo) Gama, tantas cidades, e os governadores de Goiás e (do) DF, para sentarmos para conversar e resolver os problemas de infraestrutura e sociais, como a falta de hospitais na região”, escreveu o petista.

Múltiplos caminhos
As chances de estreitar esses laços não estariam comprometidas diante do cenário que se forma para as eleições no DF: Lula é filiado ao PT, que pode definir um nome da própria sigla na corrida ao Palácio do Buriti; recentemente, demonstrou interesse em conversar com Ibaneis Rocha (MDB); e, ainda, recebeu convite para dialogar com Leandro Grass, pré-candidato pelo PV — sigla que deve se unir à Rede Sustentabilidade em federação.

Portas abertas
Apesar da aproximação com Jair Bolsonaro (PL), Ibaneis declarou que não se recusa a conversar com Lula. E Grass respondeu à postagem do petista dizendo que fazer “um grande pacto pela Ride” está entre as prioridades do programa de um eventual governo.

Continuidade
Quem também está de olho no Entorno é Flávia Arruda (PL), que tem recebido prefeitos de municípios da região desde o início do mandato como deputada federal. Na tentativa de dar continuidade às relações estabelecidas pelo marido, José Roberto Arruda (PL), a ministra promoveu encontros entre alguns desses nomes e representantes do governo distrital, bem como do Palácio do Planalto. Ela, no entanto, ainda não definiu a qual cargo pretende concorrer no pleito deste ano.

Secretaria terá de garantir monitores para estudantes

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Educação (SEDF) garanta o acompanhamento de estudantes com deficiência por todas as fases do ensino básico na rede pública. A decisão, em caráter liminar, partiu de uma representação apresentada pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPJTCDF) que indicou suposta redução da quantidade dos educadores sociais voluntários (ESVs) que atuam nessa função.

Pasta deve aumentar quantitativo
Na semana passada, quando voltaram as aulas presenciais na rede pública do DF, famílias de alunos com necessidades educacionais especiais denunciaram a falta de monitores. À época, a SEDF informou que ampliaria o quantitativo nas unidades de ensino. Porém, além da diminuição do número de voluntários, o MPjTCDF questiona mudanças na portaria que regulamenta o Programa ESV para este ano. A secretaria terá cinco dias para se manifestar após notificação oficial.

Lei libera porte de armas para atiradores esportivos

Em um pacotão de oito leis promulgadas ontem pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal, está a controversa norma que libera o porte de armas para atiradores esportivos integrantes de entidades legalmente constituídas. A proposta, de autoria do distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), justifica essa autorização em consideração ao “risco da atividade” e à “efetiva necessidade do porte”. Contudo, para valer na prática, o texto requer regulamentação do Executivo local.

A escolha de Veras

Em virtude da novidade das federações, das regras que preveem a filiação dos pré-candidatos antes da formação das agremiações federadas e com incertezas sobre a possibilidade de continuar no PDT, o distrital Reginaldo Veras tem participado de uma série de reuniões com representantes de partidos de esquerda e centro-esquerda para escolher uma nova legenda, pela qual pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ontem, encontrou-se com integrantes da executiva local da Rede Sustentabilidade e, em ocasião anterior, conversou com nomes do diretório nacional.

Eleição matemática
Além da Rede, outras legendas receberam atenção do distrital, como PCdoB, PSB e PV. Entre os pontos que o parlamentar levará em conta para a decisão estão o caráter “progressista” da sigla e o coeficiente eleitoral. “E ele é muito pesado. (Essa) será uma eleição em que teremos de ser pragmáticos e fazer cálculos. É uma eleição de matemática e menos de decisão ideológica na escolha dos partidos”, detalhou Veras à coluna. O martelo será batido até 22 de março.

Novos nomes no TRE-DF

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) elegeu, ontem, o desembargador federal Antônio Souza Prudente (E) para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) como titular. A decisão se deu por unanimidade, com 15 votos dos representantes da Corte Especial Administrativa do órgão federal. O magistrado atuará no biênio 2022-2024 e toma posse em 22 de abril. O desembargador federal Néviton de Oliveira Batista Guedes (D) foi escolhido como suplente junto à Corte eleitoral e atuará no mesmo período

One thought on “Relação entre DF e municípios do Entorno entra no radar de pré-candidatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*