União Brasil nasce com disputa no DF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O União Brasil, que nasce com a união do PSL e DEM, deve receber hoje (8/2) o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se tornar oficialmente um partido. O passo seguinte será escolher os caminhos para as eleições, nacionalmente e nos estados. No DF, é preciso definir se o comando estará nas mãos do atual presidente do DEM-DF, Alberto Fraga, ou do PSL-DF, Manoel Arruda. Essa definição é fundamental para a escolha da nominata para deputado federal e das alianças.

Promessa
Aliado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o advogado Manoel Arruda tem a promessa da direção do União Brasil de que será o presidente no DF.

Reclamação distribuída

A reclamação dos advogados do conselheiro André Clemente, do Tribunal de Contas do DF, contra a Operação Tenebris, foi distribuída para o ministro Raul Araújo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele vai analisar o pedido de liminar para anular a investigação e também as medidas cautelares de busca e apreensão relacionadas ao projeto do Brasília Iluminada. Araújo integra a 4ª Turma e a 2ª Seção que tratam de matéria de direito privado.

Animado
No PDT, a disposição é apoiar um candidato de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB). De preferência, um nome do próprio partido. Por isso, o presidente nacional, Carlos Lupi, tem cortejado os senadores Leila Barros (Cidadania-DF) e José Antônio Reguffe (Podemos-DF) para que se filiem ao PDT. Mas o partido tem também uma carta na manga: o ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle, que está disposto a voltar para a política. Na última eleição, ele não quis concorrer. Mas agora está animado com o retorno.

Mais conforto para pacientes com câncer
Na pauta da sessão conjunta do Congresso, o projeto que trata da obrigação de planos de saúde de arcarem com a quimioterapia oral é defendido por associações que representam pacientes com câncer. Significa mais conforto para quem está em tratamento porque poderá receber a medicação em casa e não representa aumento de custo para as operadoras de saúde. Autor do projeto, o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) está ligando para cada deputado e senador com a defesa da proposta aprovada pela Câmara e Senado e vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

PV terá de construir alianças
O deputado Leandro Grass anunciou que deixa a Rede para se foliar ao PV. Ele saiu agradecendo Marina Silva e disse que apoia o projeto de eleição de uma bancada de deputados federais para ultrapassar a cláusula de barreira. Mas Grass quer concorrer ao governo do DF. Na Rede, não tem espaço. Agora o PV precisa viabilizar a candidatura. Caminho longo, mas não impossível.

Benção política
O ex-deputado Tadeu Filippelli esteve ontem em São Paulo com o ex-presidente Michel Temer. Um bate papo sobre 2022. Nas redes, Filippelli escreveu: “Sem dúvida, o maior entendedor de política que conheço”.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

Poupança-Escola, programa criado no DF, vira Bolsa Pé de Meia

Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…

10 meses atrás

Plano de policiamento da Esplanada: previsão é de paz no próximo 8 de janeiro

Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…

11 meses atrás

Em uma semana, quase 800 mil pessoas aderiram ao Celular Seguro

Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…

11 meses atrás

De olho em 2026: Celina desponta como possível candidata, mas vice é dúvida

Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…

11 meses atrás

Damares pode prejudicar Celina se decidir concorrer ao Buriti

Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…

11 meses atrás

Kokay foi única parlamentar do DF a votar a favor do fim da desoneração da folha

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…

11 meses atrás