Flamengo foi o primeiro gigante do país comandado por Mauricio Barbieri. Foto: Daniel Ramalho/Vasco
A fase rica do Flamengo iniciada nos mandatos de Eduardo Bandeira de Mello e consolidada na administração de Rodolfo Landim tem sido marcada por catapultar técnicos aproveitados pelo arquirrival Vasco. A contar de 2019, Zé Ricardo, Mauricio Barbieri e Mauricio Souza ganharam projeção no Ninho do Urubu e na sequência da carreira foram trabalhar em São Januário.
Mauricio Barbieri é mais um deles. O Flamengo foi o primeiro time de ponta do futebol brasileiro comandado pelo treinador do Vasco. Antes de desembarcar na Gávea, o profissional de 41 anos havia passado por Audax Rio, Red Bull Brasil, Guarani e Desportivo Brasil. Em 2018, o paulistano aterrissou no Rio para assumir o papel de auxiliar técnico. A chegada dele coincidiu com a saída do colombiano Reinaldo Rueda para assumir a seleção do Chile. Barbieri virou assistente de Paulo César Carpegiani. Demitido depois da eliminação na semifinal do Campeonato Carioca contra o Botafogo, Carpegiani deu lugar ao interino Barbieri, que virou técnico permanente e só deixou o cargo a 12 rodadas do encerramento da Série A naquela temporada.
A experiência à frente do Flamengo deu asas a Barbieri. Ele passou por Goiás, América-MG, CSA, Red Bull Bragantino por duas temporadas consecutivas e se tornou o primeiro técnico do Vasco no início da Era SAF. Enquanto o rival ostenta a melhor receita do país com orçamento bilionário, o Gigante da Colina vive processo de adaptação no primeiro ano sob a gestão da 777 Partners.
O técnico do Vasco viveu processo semelhante no Flamengo. Em 2018, ele foi um dos responsáveis por fazer valer os altos investimentos rubro-negros. Saneado financeiramente, o time passou a se impor no mercado com as contratações de jogadores como o goleiro Diego Alves, o meia Diego Ribas e o centroavante peruano Paolo Guerrero. O começo do trabalho foi promissor, mas Barbieri se perdeu durante o processo e deu lugar a Dorival Júnior.
Contratado no início desta temporada pelo Vasco depois de realizar bom trabalho nos dois anos da passagem pelo Red Bull Bragantino, inclusive com um vice na Copa Sul-Americana em 2021, ele experimenta processo semelhante no outro lado da rivalidade. O Vasco contratou praticamente um time novo turbinado pelos novos gestores. Jogadores como Jair e Pedro Raul reforçam um time mesclado com joias formadas pelo clube como o excelente volante Andrey.
A fase rica do Flamengo também é marcada pelo lançamento de Zé Ricardo como técnico profissional. O carioca de 51 anos trabalhava nas divisões de base do futebol de campo de clubes como São Cristóvão, Olaria e do próprio Flamengo até ser catapultado a sucessor de Muricy Ramalho no início de 2016. Levou o time ao terceiro lugar no Brasileirão e chamou atenção.
Zé Ricardo saiu do Flamengo e o Vasco ficou de olho. Contratou o treinador pela primeira vez em 2017. Levou de volta no ano passado no início da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele havia sido técnico no futsal do Vasco, mas foi no Flamengo que a carreira deu uma turbinada.
Há dois anos, o Flamengo entrou em crise depois de perder o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores sob o comando de Renato Gaúcho e delegou a prancheta a Mauricio Souza na conclusão da temporada. O Vasco apostou nele no ano passado, mas não teve a menor paciência com o profissional. Demitiu o treinador com apenas oito partidas.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar das semanais mais vergonhosas do futebol neste sábado na eliminação do…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…