Mbappé é o novo rei do pedaço: Vini e Rodrygo terão de lidar com isso. Foto: Oscar DEL POZO / AFP
Xabi Alonso estabeleceu uma nova hierarquia no Real Madrid. Os brasileiros Vinicius Junior e Rodrygo terão de aprender a lidar com ela. Kylyan Mbappé é novo dono do time. Como lutar para ser quando não aceitava disputar espaço com Lionel Messi e Neymar. Ambos foram embora e ele ficou sozinho até romper definitivamente com o Paris Saint-Germain e virar o rei do pedaço.
O sucessor de Carlo Ancelotti acumula 11 partidas no Real Madrid. Vinicius Junior iniciou nove como titular e duas no banco. Foi substituído oito vezes no segundo tempo. Xabi Alonso iniciou o Campeonato Espanhol escalando Rodrygo aberto na esquerda, ou seja, na zona de conforto de Vini. Em tese, foi estabelecida uma concorrência entre quem era proprietário daquele cantinho e quem prefere atuar lá, mas se sacrificava por Carletto atuando em outras funções.
Vinicius Junior é o atual Fifa The Best. Eleito melhor do mundo pela entidade máxima do futebol e segundo colocado na Bola de Ouro da revista France Football na temporada passada. Faz parte do show — e da insatisfação dele — sair sozinho em direção ao vestiário do Santiago Bernabéu depois da vitória por 2 x 1 contra o Olympique de Marselha enquanto o elenco celebrava o resultado no centro do gramado interagindo com a torcida.
Guardadas as devidas proporções, Vinicius Junior pode reviver sob o comando de Xabi Alonso o relacionamento profissional que tinha com Tite na Seleção Brasileira. O ex-comandante preferia Vinicius Junior no banco e todo poder a Neymar. No entanto, Vini evoluía muito com Carlo Ancelotti. Tite era questionado pela ausência do astro do Real Madrid. Deixou o atacante fora da lista em novembro de 2021, a um ano da Copa, sofreu críticas e chamou Vini na primeira oportunidade. Roberto Firmino se lesionou e abriu vaga para o craque do Real Madrid.
Assim como Xabi Alonso, Tite substituía Vinicius Junior. Sobrou para ele no segundo tempo nas quartas de final contra a Croácia. Ele jogava bem até ser trocado justamente por Rodrygo. Perceba o link entre os pensamentos de Xabi e Tite. Uma das questões do treinador da Seleção era uma certa displicência de Vinicius Junior na marcação, ou seja, o auxílio ao lateral.
Tite também trocou Vinicius Junior por Rodrygo contra a Sérvia na estreia do Brasil na Copa do Mundo. No jogo seguinte, sem Neymar, ele ficou em campo do início ao fim. Foi poupado na derrota para Camarões, voltou diante da Coreia do Sul nas oitavas e deu lugar a Gabriel Martinelli. Tite confiava — desconfiando — em Vini. Preferia dar protagonismo a Neymar. Xabi Alonso confia — desconfiando — em Vini. Prefere entregar a chave do time a Mbappé.
Está declarada a guerra de vaidades do Real Madrid. Carlo Ancelotti, conhecido pela liderança tranquila, controlava o vestiário. Xabi Alonso não está disposto a adular ninguémm. Ao dizer que Vinicius Junior não deve sentir-se ofendido por iniciar no banco, ele admite uma certa tensão no vestiário. Resta saber até quando ela será suportável sem a intervenção do presidente Florentino Pérez, famoso por pressionar pela escalação de todos os galáticos.
Ao escalar o Real Madrid com Courtois; Alexander Arnold, Éder Militão, Hujsen e Carreras; Valverde e Tchouaméni; Mastantuono, Güler e Rodrygo; Mbappé, Xabi Alonso deixa claro a escolha por equilíbrio. E deixa claro: é Vinicius Junior ou Rodrygo.
Ao menos por enquanto…
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…