A volta do Flamengo ao Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira, às 16h, na semifinal contra o Al-Hilal da Arábia Saudita, em Tanger, no Marrocos, é a vitória de um projeto sustentável.
O clube retoma o projeto do bicampeonato com sete jogadores que estavam inscritos na edição de 2019 do torneio. Naquela edição, o time comandado por Jorge Jesus perdeu a decisão para o Liverpool na prorrogação, por 1 x 0.
Desde então, o elenco rubro-negro perdeu o goleiro Diego Alves, o lateral-direito Rafinha, o zagueiro Pablo Marí e o volante Willian Arão. Houve perdas no banco também, como o meia aposentado Diego, um dos líderes do elenco.
Poucos times da América do Sul conseguem segurar por tanto tempo jogadores como o zagueiro Rodrigo Caio, o lateral-esquerdo Filipe Luís, o volante Gerson, os meias Éverton Ribeiro e Arrascaeta, alem dos atacantes Gabriel Barbosa e Bruno Henrique — em recuperação de contusão. A diretoria, inclusive, vendeu e recontratou peças como Gerson, ex-Olympique de Marselha, numa prova de força econômica.
Os representantes do continente nas últimas quatro edições do Mundial foram Flamengo ou Palmeiras. Um recado claro aos concorrentes de que a sustentabilidade do projeto no Brasil ou na América do Sul é tão ou mais relevante do que a engenharia financeira. Ambos praticamente usaram o mesmo time nas duas participações no torneio da Fifa. Frequentes na competição, as duas equipes vão amadurecendo a possibilidade de conquistar o tão sonhado título.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…