Vinte anos depois, Taffarel está de volta à disputa de um mata-mata na Champions League

Compartilhe

Faltou um título na passagem do melhor goleiro da Seleção Brasileira pela Europa. Taffarel conquistou a Copa da Uefa (atual Liga Europa), a Supercopa da Uefa, mas alcançou no máximo as quartas de final na Liga dos Campeões da Europa. Era 2001. O titular do Galatasaray não conseguiu evitar a eliminação do time turco por 5 x 2 no placar agregado contra o Real Madrid.

O Galatasaray não foi tão longe como na temporada de 1988/1989, quando disputou as semifinais, mas tinha uma equipe forte na virada do século. Taffarel no gol, Popescu na zaga, o meia Gheorghe Hagi como maestro e camisa 10 e o centroavante Jardel. Foi pouco para bater de frente com um Real Madrid que começava a virar galático naquele abril de 2001. Vicente del Bosque comandava Casillas, Roberto Carlos, Hierro, Luís Figo, Raúl, entre outros.

Vinte anos depois, Taffarel ganha a oportunidade de realizar o sonho frustrado pelo Real Madrid. Contratado em novembro do ano passado para ser um dos preparadores de goleiro do Liverpool, o senhor de 55 anos tem mais uma chance de conquistar a Champions League.

Embora o time inglês tenha pela frente a forte Internazionale, o Liverpool é, sim, um dos favoritos ao título desta edição do torneio. Não sou eu que estou dizendo. É Pep Guardiola, comandante do todo-poderoso Manchester City. “O Liverpool está seis pontos atrás de nós (na Premier League). O Liverpool que foi nosso maior rival nas últimas temporadas. Que está sempre lá. Que é um pé no saco o tempo todo (risos). Eles são um time fantástico”, elogiou o treinador espanhol em entrevista à CBS Sports depois de golear o Sporting por 5 x 0.

A missão de Taffarel nesta quarta-feira é ajudar o goleiro compatriota Alisson a deter o ataque do time italiano. A Internazionale perdeu o centroavante Lukaku para o Chelsea, é verdade, mas conta com uma dupla perigosíssima: o argentino Lautaro Martínez tem 12 gols nesta temporada. O bósnio Dzeko balançou as redes 14 vezes. Ambos ostentam 26 no total.

A linha de três meias também ameaça Alisson. As movimentações de Dunfries, Brozovic e Perisic, apoiados pelos volantes Calhanoglu e Vidal, amplia o potencial ofensivo da trupe liderada pelo técnico Simone Inzaghi. Portanto, trabalho dobrado para Taffarel e seus companheiros no staff do Liverpool. John Achterberg e Jack Robinson são os outros treinadores de goleiros na comissão técnica comandada pelo alemão Jürgen Klopp.

Sai que é sua, Taffarel. Agarra essa nova chance. Você merece uma Champions! Moral com o homem você tem. “Taffa! Um cara muito bom! Temos um grupo excepcional de goleiros e queríamos uma solução para estes rapazes. Queremos criar nossa própria filosofia de goleiro. Para isso, trouxemos um treinador que foi um jogador de classe mundial e que trabalha no momento ao lado de dois dos melhores goleiros do mundo: Ederson e Alisson (na Seleção)”, justificou Klopp na época da confirmação da aquisição do brasileiro para a comissão técnica.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

2 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

2 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

4 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

5 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

6 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

7 dias atrás