Taffarel é um dos três treinadores de goleiros da comissão técnica de Klopp. Foto: LFC
Faltou um título na passagem do melhor goleiro da Seleção Brasileira pela Europa. Taffarel conquistou a Copa da Uefa (atual Liga Europa), a Supercopa da Uefa, mas alcançou no máximo as quartas de final na Liga dos Campeões da Europa. Era 2001. O titular do Galatasaray não conseguiu evitar a eliminação do time turco por 5 x 2 no placar agregado contra o Real Madrid.
O Galatasaray não foi tão longe como na temporada de 1988/1989, quando disputou as semifinais, mas tinha uma equipe forte na virada do século. Taffarel no gol, Popescu na zaga, o meia Gheorghe Hagi como maestro e camisa 10 e o centroavante Jardel. Foi pouco para bater de frente com um Real Madrid que começava a virar galático naquele abril de 2001. Vicente del Bosque comandava Casillas, Roberto Carlos, Hierro, Luís Figo, Raúl, entre outros.
Vinte anos depois, Taffarel ganha a oportunidade de realizar o sonho frustrado pelo Real Madrid. Contratado em novembro do ano passado para ser um dos preparadores de goleiro do Liverpool, o senhor de 55 anos tem mais uma chance de conquistar a Champions League.
Embora o time inglês tenha pela frente a forte Internazionale, o Liverpool é, sim, um dos favoritos ao título desta edição do torneio. Não sou eu que estou dizendo. É Pep Guardiola, comandante do todo-poderoso Manchester City. “O Liverpool está seis pontos atrás de nós (na Premier League). O Liverpool que foi nosso maior rival nas últimas temporadas. Que está sempre lá. Que é um pé no saco o tempo todo (risos). Eles são um time fantástico”, elogiou o treinador espanhol em entrevista à CBS Sports depois de golear o Sporting por 5 x 0.
A missão de Taffarel nesta quarta-feira é ajudar o goleiro compatriota Alisson a deter o ataque do time italiano. A Internazionale perdeu o centroavante Lukaku para o Chelsea, é verdade, mas conta com uma dupla perigosíssima: o argentino Lautaro Martínez tem 12 gols nesta temporada. O bósnio Dzeko balançou as redes 14 vezes. Ambos ostentam 26 no total.
A linha de três meias também ameaça Alisson. As movimentações de Dunfries, Brozovic e Perisic, apoiados pelos volantes Calhanoglu e Vidal, amplia o potencial ofensivo da trupe liderada pelo técnico Simone Inzaghi. Portanto, trabalho dobrado para Taffarel e seus companheiros no staff do Liverpool. John Achterberg e Jack Robinson são os outros treinadores de goleiros na comissão técnica comandada pelo alemão Jürgen Klopp.
Sai que é sua, Taffarel. Agarra essa nova chance. Você merece uma Champions! Moral com o homem você tem. “Taffa! Um cara muito bom! Temos um grupo excepcional de goleiros e queríamos uma solução para estes rapazes. Queremos criar nossa própria filosofia de goleiro. Para isso, trouxemos um treinador que foi um jogador de classe mundial e que trabalha no momento ao lado de dois dos melhores goleiros do mundo: Ederson e Alisson (na Seleção)”, justificou Klopp na época da confirmação da aquisição do brasileiro para a comissão técnica.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…