Venda do mando de campo: Brasileirão faz escola na Espanha e na Itália

Compartilhe

Pioneiro nas controversas vendas do mando de campo no Campeonato Brasileiro depois da construção de elefantes brancos para a Copa de 2014, o País fez escola, “exportou” o negócio para a Europa e a Uefa que lute com a Fifa para colocar a casa em ordem no relacionamento com as 55 nações vinculados à entidade do Velho Mundo. A comercialização de finais de supercopas era comum. A novidade é a intensificação do debate pela negociação de partidas das ligas nacionais para além das fronteiras do continente.

Em 2024, a Fifa aprovou a realização de partidas de um campeonato nacional em outro país. A Uefa contesta o parecer do presidente Gianni Infantino. O mandatário Alexsander Ceferin avisa: “As partidas de liga deveriam ser jogadas em casa; qualquer outra medida privaria os torcedores do direito e provocaria distorções nas competições”.

O dirigente acrescenta: “O nosso compromisso é proteger a integridade das ligas e garantir que o futebol siga sendo disputado em âmbito local. Essa decisão é excepcional e não deve ser considerada como um precedente”, conclui o esloveno.

Mandante no primeiro turno do Campeonato Espanhol, o Villarreal aceitou uma oferta para enfrentar o Barcelona em Miami, nos Estados Unidos. O duelo está marcado para 17 de dezembro pela 17ạ rodada. No Campeonato Italiano, o Como transferiu o mando de campo contra o Milan para a cidade de Perth, na Austrália. Apesar do discurso de Ceferin, outros nacionais, como a Bundesliga, se aproximam do mercado da América do Norte.

Em 2024, a Fifa foi acionada pela promotora de eventos Relevent Sport Group e cedeu. Em 2018, a agência estadunidense havia firmado acordo com a LaLiga para promover partidas nos Estados Unidos, inclusive um clássico entre Barcelona e Real Madrid. A Fifa e a US Soccer contestaram. Ambas recuaram ao serem acionadas na Justiça.

Ao dar o passo atrás, a Fifa informou que não aplicaria o artigo que impede a realização das partidas de ligas nacionais fora do país de origem ou do continente. A Relevent Sport Group substituirá a Team Marketing nas negociações dos direitos de transmissão da Champions League  nas temporadas de 2027/2028 a 2031/2032.


X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O descompasso entre o plano de Filipe Luís e a entrega de Paquetá e Royal

Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…

3 horas atrás
  • Esporte

Prévia da 3ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 3   Vitória x…

16 horas atrás
  • Esporte

Empréstimo de Allan acelera o projeto do Flamengo para Evertton Araújo

O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…

1 dia atrás
  • Esporte

A 500 dias da Copa do Mundo Feminina, arte de Izzy Credo pinta Brasília

  A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…

2 dias atrás
  • Esporte

Corinthians 0 x 1 Palmeiras: Carlos Miguel é herói depois de quase virar vilão

Poucos jogadores iniciam uma temporada sob tanta pressão como Carlos Miguel. O goleiro passou de…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo: goleada contra o Sampaio não esconde o latifúndio defensivo

O risco de o Flamengo disputar o Quadrangular do Rebaixamento no Campeonato Carioca acabou em…

3 dias atrás