Bola dividida: Infantino liberou jogos de liga fora do país; Ceferin contesta. Predrag Milosavljevic/AFP
Pioneiro nas controversas vendas do mando de campo no Campeonato Brasileiro depois da construção de elefantes brancos para a Copa de 2014, o País fez escola, “exportou” o negócio para a Europa e a Uefa que lute com a Fifa para colocar a casa em ordem no relacionamento com as 55 nações vinculados à entidade do Velho Mundo. A comercialização de finais de supercopas era comum. A novidade é a intensificação do debate pela negociação de partidas das ligas nacionais para além das fronteiras do continente.
Em 2024, a Fifa aprovou a realização de partidas de um campeonato nacional em outro país. A Uefa contesta o parecer do presidente Gianni Infantino. O mandatário Alexsander Ceferin avisa: “As partidas de liga deveriam ser jogadas em casa; qualquer outra medida privaria os torcedores do direito e provocaria distorções nas competições”.
O dirigente acrescenta: “O nosso compromisso é proteger a integridade das ligas e garantir que o futebol siga sendo disputado em âmbito local. Essa decisão é excepcional e não deve ser considerada como um precedente”, conclui o esloveno.
Mandante no primeiro turno do Campeonato Espanhol, o Villarreal aceitou uma oferta para enfrentar o Barcelona em Miami, nos Estados Unidos. O duelo está marcado para 17 de dezembro pela 17ạ rodada. No Campeonato Italiano, o Como transferiu o mando de campo contra o Milan para a cidade de Perth, na Austrália. Apesar do discurso de Ceferin, outros nacionais, como a Bundesliga, se aproximam do mercado da América do Norte.
Em 2024, a Fifa foi acionada pela promotora de eventos Relevent Sport Group e cedeu. Em 2018, a agência estadunidense havia firmado acordo com a LaLiga para promover partidas nos Estados Unidos, inclusive um clássico entre Barcelona e Real Madrid. A Fifa e a US Soccer contestaram. Ambas recuaram ao serem acionadas na Justiça.
Ao dar o passo atrás, a Fifa informou que não aplicaria o artigo que impede a realização das partidas de ligas nacionais fora do país de origem ou do continente. A Relevent Sport Group substituirá a Team Marketing nas negociações dos direitos de transmissão da Champions League nas temporadas de 2027/2028 a 2031/2032.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…