Vasco espelha Atlético, domina jogo, mas é eliminado pelo incrível Hulk

Compartilhe

O Vasco quase forçou a disputa por pênaltis em São Januário no duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil com o Atlético porque o técnico Rafael Paiva foi ousado ao espelhar o sistema tático preferido do colega de profissão argentino Gabriel Milito no Galo. O posicionamento médio dos dois times mostra ambos configurados no 3-2-5. Assim a equipe cruzmaltina abriu o placar com o centroavante Pablo Vegetti e amarrou o adversário até o golaço de Hulk aos 38 minutos do segundo tempo na noite deste sábado, em São Januário.

Quando teve os titulares, o Vasco posicionou-se com Paulo Henrique fazem um falso zagueiro pela direita ao lado de João Victor e de Léo. Hugo Mouro e Mateus Carvalho formam o par de volantes. Lucas Piton era o lateral mais agudo formando quinteto ofensivo com Pumita Rodríguez, Philippe Coutinho, Emerson Rodríguez e Pablo Vegetti.

O Galo joga assim por natureza. Milito não abriu mão de Lyanco, Battaglia e Junior Alonso na linha de três defensores. Alan Franco e Otávio protegiam o trio no papel de volantes. Do meio para a frente, Gustavo Scarpa, Paulinho, Hulk e uma dobra de laterais formada por Guilherme Arana e Rubens eram domados por uma marcação emparelhada encaixada do Vasco.

Funcionou perfeitamente enquanto foi possível. Jogos desse tamanho exigem concentração o tempo inteiro. Hulk se alimenta de conexões. Dele com Arana. Dele como Paulinho. A assistência para o gol parte dos pés do maior garçom do Atlético: Gustavo Scarpa rola a bola para Hulk e o ídolo da Massa tem tempo de ajeitar a bola para a perna esquerda e acertar o gol de Léo Jardim.

O Atlético é finalista da Copa do Brasil pela quarta vez em 10 anos. Superou o Cruzeiro em 2014, amargou o vice diante do Grêmio em 2016 e conquistou o bi contra o Athletico-PR em 2021. O marco do resgate da versão copeira é o título inédito da Libertadores em 2013. Ronaldinho Gaúcho e companhia diminuíram o fardo e pavimentaram o caminho para um novo tempo.

Em alta no fim da temporada depois de um período de dificuldade sob o comando de Gabriel Milito, o Galo pode encerrar a temporada com três títulos: ganhou o Campeonato Mineiro, é finalista da Copa do Brasil contra Corinthians ou Flamengo e disputará a semifinal da Libertadores contra o River Plate a partir desta terça-feira, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

21 horas atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

4 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

5 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

5 dias atrás
  • Esporte

Pacote do GDF prevê R$ 2,3 milhões para obras no gramado de 4 estádios

No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…

7 dias atrás
  • Esporte

Venezuela 1 x 1 Brasil: a melhor notícia é o cobrador de falta Raphinha

A melhor notícia do empate do Brasil por 1 x 1 com a Venezuela é…

7 dias atrás