Ida de Casemiro para o Manchester United aumenta duplas “Cosme e Damião” da Seleção e ajuda Tite

Compartilhe

Até um tempinho atrás, era comum no Distrito Federal e em alguns estados uma ronda ostensiva batizada de “Cosme e Damião” — dois policiais que batiam perna pelas ruas da capital com a missão de passar ao cidadão a sensação de segurança. Comandante da Seleção Brasileira, Adenor Leonardo Bachi, cujo nome de guerra é Tite, acaba de ganhar mais uma dupla “Cosme e Damião” na possível formação titular para a batalha pelo hexa na Copa do Mundo.

Com a transferência de Casemiro para o Manchester United, Tite pode se dar ao luxo de ter pelo menos três pares de jogadores titulares que chegarão à Copa do Mundo entrosadíssimos por terem atuado algum tempo juntos. A sintonia pode ser um trunfo logo na fase de grupos contra Sérvia, Suíça e Camarões e fortalecer o time para a fase eliminatória da campanha pelo hexa.

Casemiro terá a oportunidade de jogar lado a lado com Fred. Hoje, ambos são donos de duas posições no meio de campo da Seleção. O volante é um dos intocáveis. Fred tem concorrentes como Bruno Guimarães e até mesmo Lucas Paquetá. O meia pode ser recuado para a função. O fato é que Casemiro e Fred atuarão juntos nos próximos três meses. Tite agradece.

O treinador tem um outro par em perfeita sintonia na defesa. Embora estejam em times diferentes, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva jogaram juntos no Paris Saint-Germain durante um bom tempo. Há um entrosamento minimamente confiável entre os dois beques.

Tite também conta com uma dupla “Cosme e Damião” nas laterais, outro setor relevante na fase defensiva da Seleção. Como Tite arrumou o Brasil de trás para a frente neste ciclo para a Copa do Qatar-2022, a parceria entre Danilo e Alex Sandro, ambos da Juventus, é fundamental. A afinação da dupla vem desde os tempos do Santos. Ambos se conhecem muito bem.

Contar com pares de segurança no miolo de zaga, nas laterais e na cabeça de área pode fortalecer ainda mais o setor mais seguro e entrosado da Seleção. Uma das virtudes do grupo que será levado à Copa é a capacidade de sofrer pouco e oferecer poucas chances ao adversário. Marquinhos e Thiago Silva; Danilo e Alex Sandro e Casemiro e Fred podem funcionar perfeitamente como rondas ostensiva do comandante Tite às artimanhas dos adversários.

Enquanto isso, do meio para a frente, Lucas Paquetá, Raphinha, Neymar e Vinicius Junior ficam liberados para bagunçar com o sistema defensivo adversário. Não sem antes se comprometer com a recomposição, uma das premissas do trabalho de seis anos do técnico da Seleção. Sem querer, o Manchester United pode ter ajudado ainda mais o Tite a ter uma Seleção afinada.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Quinze dos 20 times da Série A do Brasileirão já perderam no novo calendário

Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…

5 horas atrás
  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

1 dia atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

2 dias atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

2 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás