Brasil, de Tite, deve ser segundo no próximo ranking da Fifa. Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press
No “organizado” futebol brasileiro, técnico de futebol tem que estar pronto para estrear à frente da Seleção em um simples amistoso ou em uma partida oficial de altíssimo risco para o início do próprio trabalho, como o duelo na altitude de Quito contra o Equador, com o Brasil em sexto lugar — fora da zona de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Tite não é o primeiro a passar pelo batismo de fogo na próxima quinta-feira, às 18h. Muito menos vai ser o último. Na história da participação do Brasil nas Eliminatórias, seis treinadores estrearam justamente em uma partida válida pelo processo seletivo para a Copa do Mundo. Apenas um iniciou com derrota.
Tite estreia na Seleção Brasileira com o bonde das Eliminatórias andando, exatamente como aconteceu com Luiz Felipe Scolari, em 2001. Há 15 anos, em 1º de julho, a era Felipão começou com derrota por 1 x 0 para o Uruguai no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Antes de Felipão, Emerson Leão viveu o drama da estreia em um jogo das Eliminatórias. O cartão de visitas foram bandeiras arremessadas pela torcida dentro do gramado do Morumbi em protesto contra o persistente empate por 0 x 0 até praticamente o último lance da partida, quando um gol de Roque Júnior garantiu a vitória por 1 x 0 sobre a Colômbia também pelas Eliminatórias da Copa de 2002. Na transição de Vanderlei Luxemburgo para Emerson Leão, Candinho comandou a Seleção em um jogo oficial. A estreia e a despedia no mesmo dia terminou com uma goleada por 6 x 0 sobre a Venezuela.
Telê Santana também reassumiu a Seleção nas Eliminatórias. Em 2 de junho de 1985, o Brasil venceu a Bolívia por 2 x 0, em Santa Cruz de La Sierra, e estreou com o pé-direito. Em 1977, Oswaldo Brandão deixou o cargo em 20 de fevereiro no empate por 0 x 0 com a Colômbia pelas Eliminatórias. No mês seguinte, em 9 de março, Cláudio Coutinho estreava goleando a mesma Colômbia por 6 x 0 no Maracanã, pelas Eliminatórias para o Mundial de 1978.
O retrospecto dos treinadores que estrearam à frente da Seleção nas Eliminatórias nos últimos 40 anos é favorável a um bom início de Tite nesta quinta-feira, no Equador. Dos cinco treinadores submetidos a uma pressão semelhante à dele, só Felipão debutou perdendo.
Boa sorte, Tite, contra o Equador…
Eles estrearam na Seleção em um jogo das Eliminatórias
» Zezé Moreira (sucedeu Aimoré Moreira)
28/02/1954 – Brasil 2 x 0 Chile
» Cláudio Coutinho (sucedeu Oswaldo Brandão)
20/02/1977 – Brasil 6 x 0 Colômbia
» Telê Santana (sucedeu Evaristo de Macedo)
02/06/1985 – Bolívia 0 x 2 Brasil
» Candinho (sucedeu Vanderlei Luxemburgo)
08/10/2000 – Venezuela 0 x 6 Brasil0
» Emerson Leão (sucedeu Candinho)
15/11/2000 – Brasil 1 x 0 Colômbia
» Luiz Felipe Scolari (sucedeu Emerson Leão)
01/07/2001 – Uruguai 0 x 1 Brasil
» Tite (sucedeu Dunga)
01/09/2016 – Colômbia x Brasil
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…