The Special One (gol de diferença): mais bem pago do mundo, José Mourinho tem 10 vitórias apertadas na campanha que pode dar ao Chelsea o penta inglês

Publicado em Sem categoria

Lembro bem da campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2011. O time de Adenor Leonardo Bacchi foi campeão, mas com uma restrição. Ficou marcado por vencer 17 das 38 partidas por apenas um gol de diferença. Sete delas pelo placar mínimo de 1 x 0. O adjetivo pragmático era o menos ofensivo ao contestado trabalho do comandante alvinegro.

Quatro anos depois, o português José Mourinho honra ao pé da letra o apelido que ele mesmo se deu. Special One caminha para dar ao Chelsea o primeiro título inglês desde 2010, mas com vitórias ao melhor estilo Tite. A contar de 17 de janeiro, os Blues não venceram nenhum jogo por mais de um gol de diferença. Das 23 vitórias do Chelsea até o momento na temporada de 2014/2015 do campeonato nacional, 10 foram por um gol de diferença.  Aqui, Tite levou pau. Lá, Mourinho, o técnico mais bem pago do mundo, continua sendo a grife The Special (1 x 0).

A última vitória confortável do Chelsea foi por 5 x 0 sobre o Swansea. Àquela altura, a média de gols do badalado time londrino era de 2,3 por jogo. Após o massacre, a média despencou para 1,4. Um dos argumentos de José Mourinho é a ausência do lesionado artilheiro Diego Costa. Conversa fiada de quem conta no elenco, por exemplo, com Didier Drogba.

O desempenho ofensivo do Chelsea é tão pífio que perde para o do quarto colocado na tabela de classificação. O Manchester City tem 67 gols pró contra 65 do Chelsea. Em contrapartida, sofreu 26. A equipe de José Mourinho é a menos vazada da Premier League, ou seja, para ele, o melhor ataque é a defesa. Talvez, por isso, esteja fora das quartas de final da Liga dos Campeões. O Chelsea abdicou tanto de jogar na partida de volta diante do Paris Saint-Germain que foi eliminado dentro do Stamford Bridge pelo adversário francês.

As vitórias apertadas do Chelsea lembram as campanhas das últimas duas seleções campeãs da Copa do Mundo. Em 2010, a Espanha venceu todas as partidas do mata-mata por 1 x 0. Desbancou, na ordem,  Portugal, Paraguai, Alemanha e Holanda. Em 2014, a única vitória fora da curva da Alemanha foi o 7 x 1 diante da Seleção Brasileira. Nas demais partidas da fase de mata-mata do Mundial, vitórias por 2 x 1 diante da Argélia, 1 x 0 no duelo com a França e 1 x 0 na decisão contra a Argentina. Qualquer semelhança é mera coincidência.     NO LIMITE As 10 vitórias do Chelsea por um gol de diferença no Campeonato Inglês   2 x 1 Crystal Palace 2 x 1 Queens Park Rangers 2 x 1 Liverpool 2 x 1 Aston Villa 1 x 0 Everton 1 x 0 West Ham 3 x 2 Hull City 2 x 1 Stoke City 1 x 0 Queens Park Rangers 1 x 0 Manchester United