Gregore: exibição de gala coroada com gol da vitória contra o Bragantino. Foto: Vitor Silva/Botafogo
O primeiro gol de Gregore na primeira divisão de um campeonato nacional tinha quer ser com a camisa do Botafogo porque a sorte do líder isolado da Série A e virtual finalista da Libertadores mudou. Em vez do Glorioso, os concorrentes tropeçam e alvinegro caminha passo a passo para encerrar a abstinência de 29 anos sem título no Campeonato Brasileiro.
Mineiro de Juiz de Fora, Gregore havia disputado 127 jogos na elite nacional e outros 65 pela Major League Soccer, a liga profissional de soccer dos Estados Unidos. Eram até então 192 jogos até a cabeçada no cantinho esquerdo do goleiro Cleiton do Red Bull Bragantino para celebrar a primeira bola na rede em uma campeonato nacional de ponta na carreira.
Mais do que merecido. Dos homens do meio de campo, Gregore é o mais comportadinho taticamente. Só avança na boa. O capitão Marlon Freitas tem mais mais liberdade para se movimentar e pisar na área dos adversários. Enquanto isso, Gregore faz o chamado trabalho sujo. É o cão de guarda do quarteto do sistema defensivo alvinegro.
Gregore foi exemplar contra o Red Bull Bragantino. Foram 92 ações com a bola. Acertou 71 dos 78 passes quando a pelota passou pelos pés dele. Finalizou uma bola para fora e uma na gol, justamente a cabeçada na cobrança de falta de Óscar Romero. Eficiente na bola aérea, ganhou cinco das seis disputas pelo alto, inclusive a do lance crucial da partida em Bragança Paulista (SP). Acumulou quatro desarmes. Simplesmente incansável. O gol foi um presente.
Tem coisas que só acontecem (para o bem do Botafogo) um ano depois da derrocada no ano passado. O gol de Gregore, o empate entre os perseguidores mais próximos Palmeiras e Fortaleza, a vitória praticamente inócua do Flamengo contra o Juventude no que diz respeito à disputa pelo titulo e a reação aparentemente tardia do Internacional.
O Colorado tem a melhor campanha do segundo turno ao lado do Palmeiras, ambos com um ponto a mais do que o Botafogo, mas paga pelo que fez no primeiro turno e pelas dificuldades causadas no período das enchentes no Rio Grande do Sul. A partida atrasada contra o Flamengo na quarta-feira será um balizador do que os dois times podem fazer.
Embora o Inter esteja aparentemente fora do páreo, é bom o Botafogo dobrar a atenção com a trupe de Roger Machado. Há um confronto direito marcado para a penúltima rodada no Beira-Rio. Antes, a equipe alvinegra terá enfrentado o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, na antepenúltima rodada. Vale a pena curtir o presente, o gol de Gregore, mas recomenda-se atenção com o futuro. Os duelos em série contra Palmeiras e Internacional podem ser determinantes para o sucesso alvinegro.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…