Carlo Ancelotti comandou o Real Madrid em 353 jogos e ganhou 15 títulos Foto: Pierre Philippe Marcou/AFP
Algumas mentiras repetidas várias vezes viram verdades quase absolutas, mas estamos atentos aqui para desmenti-las. Fala-se, por exemplo, que os técnicos de ponta de clubes, como Pep Guardiola, Carlo Ancelotti, Diego Simeone, Luis Enrique, Jorge Jesus, Abel Ferreira, entre outros em atividade na Europa e no Brasil, não curtem a ideia de trabalhar em seleções.
As principais potências do mundo provam o contrário. Até mesmo os badalados Pep Guardiola e José Mourinho manifestaram um dia interesse em degustar uma nova experiência.
A questão é apresentar um projeto de trabalho a curto, médio e longo prazo minimamente organizado, confiável, sustentável e capaz de encantar.
Qual é o plano da CBF para a Seleção nos próximos 10 anos? Existe? Não se sabe desde o fim da Era Tite o que se quer para a Seleção Brasileira. Os estilos desejados desde 2023 simplesmente não combinam. Não há elo entre Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior, Carlo Ancelotti, Jorge Jesus ou Abel Ferreira.
A França tem projeto e respeita a palavra-chave: processos. A Seleção é comandada por Didier Deschamps desde 2012. Caiu nas quartas de final na Copa de 2014 no Brasil, amargou o vice em casa na Euro-2016, conquistou o Mundial em 2018 na Rússia, voltou a fracassar na Euro-2020, foi vice na Copa em 2022, perdeu a Euro-2024, mas o trabalho persiste para 2026. A Alemanha fez o mesmo com Jürgen Klinsmann e Joachim Löw no período de 2004 a 2018. Foram 14 anos de respeito ao planejamento.
Didier Deschamps era técnico de clube. Levou o Mônaco ao vice na Liga dos Campeões de 2003/2004. Ganhou a Ligue 1 com o Olympique de Marselha, a Série B da Itália pela Juventus e aí, sim, topou assumir a seleção. Foi finalista das últimas duas Copas do Mundo. Ganhou uma contra a Croácia e perdeu a outra na decisão épica nos pênaltis contra a Argentina.
A Inglaterra convenceu Thomas Tuchel a largar o dia a dia em times de ponta da Europa como Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Chelsea e Bayern de Munique por encontros em datas Fifa com a seleção da Inglaterra.
Por sinal, a FA deu aula para a CBF. Foi discretíssima nas negociações com o alemão vice-campeão da Champions League em 2020 com o PSG e campeão em 2021 com o Chelsea. Os vazamentos e a falta de destreza de alguns emissários teriam irritado Florentino Pérez e minaram a contratação de Carlo Ancelotti.
Luciano Spalletti não tinha o perfil de técnico de seleção até ser convidado a assumir a Itália. Acumulou bons trabalhos e títulos na Roma, no Zenit São Petersburgo da Rússia e no Napoli, onde conquistou o Campeonato Italiano na temporada de 2022/2023 e consolidou o passo decisivo para assumir a Squadra Azzurra. O Napoli não era campeão italiano desde 1990.
Julian Nagelsmann trocou recentemente a vida de técnico de times para abraçar a causa da seleção da Alemanha no ciclo para a Copa de 2026. O jovem treinador de 37 anos havia colecionado títulos no Bayern de Munique, como a Bundesliga em 2021/2022 e o bicampeonato da Copa da Alemanha em 2021 e em 2022.
Marcelo Bielsa é um técnico híbrido. Transita com facilidade no campo dos treinadores de time e de seleção. Foi campeão no Newell ‘s Old Boys, no Vélez Sarsfield, no Leeds United e na Argentina no inédito ouro em Atenas-2004. El Loco trocou o ambiente de clubes pelos desafios de uma seleção do naipe do bicampeão Uruguai.
O Brasil não seduz técnicos de ponta porque não tem projeto — e muito menos respeitaria os processos. A CBF é vulnerável ao primeiro mau resultado. Os seis anos e meio de Tite no cargo de 2016 a 2022 foram um ponto fora da curva. Enquanto não houver um programa de resgate da Seleção Brasileira, como fizeram Espanha, Alemanha e França, aguardamos por milagres aleatória como o que aconteceu com a Argentina no tricampeonato conquistado em 2022. O projeto era orbitar em torno de Messi, o camisa 10 correspondeu e deu bom.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…