Mané Garrincha está reservado para o jogo do Flamengo na próxima quarta pela Libertadores
Em mais um capítulo da guerra de liminares contra a nova determinação de lockdown no Distrito Federal, o presidente do Superior Tribunal de Justiça ( STJ), Humberto Martins, acatou o recurso do Governo do Distrito Federal na manhã desta sexta-feira e deu aval para a realização de eventos esportivos na capital do país. Um deles, a Supercopa do Brasil, evento organizado pela CBF entre os campeões do Brasileirão, Flamengo, e da Copa do Brasil, Palmeiras, neste domingo, às 11h, no Mané Garrincha. A cidade também tem na agenda partidas do última rodada da primeira fase do Candangão e duelos do Novo Basquete Brasil (NBB).
A decisão também beneficia dois eventos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) marcados para Brasília. O Santos receberá o San Lorenzo na terça-feira pelo duelo de volta da terceira fase da Pré-Libertafores. No dia seguinte, a capital receberá A decisão da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa y Justicia. O clássico carioca, previsto para quinta-feira, será mesmo no Maracanã. O Rio de Janeiro reabre, hoje, para eventos esportivos como o Campeonato Carioca.
O ministro interpretou, entre outros fundamentos, “que não caberia ao Poder Judiciário adentrar na esfera de decisão do Poder Executivo sobre o combate à pandemia, sobretudo em relação à tentativa do governo do Distrito Federal de conciliar a preservação da saúde pública com o funcionamento da economia local”.
“O Distrito Federal tomou decisão político-administrativa conciliatória dos relevantes interesses em conflito, com suporte em estudos técnico-científicos, sem descurar dos cuidados com a saúde pública e a importante preocupação com proteção da população contra a doença, mas também sem deixar de ter responsabilidade com relação ao regular funcionamento da economia na medida do possível, que, ao final, também diz respeito ao bem-estar dos cidadãos, o que ratifica a legitimidade de sua postura administrativa”, justificou o ministro Humberto Martins no despacho.
Depois de ter o primeiro recurso indeferido pelo pelo TRF 1ª Região na noite de quinta-feira, o GDF acionou o STJ. O governador Ibaneis Rocha e a CBF têm boas relações estreitas com o tribunal. Isso deu celeridade ao recurso. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por exemplo, é Otávio Noronha — filho do ministro e ex-mandatário do STJ, João Otávio Noronha. Ibaneis Rocha também tem boa relação com a família Noronha. A apreciação caiu logo nas mãos do atual presidente do STJ, Humberto Martins, que deu posição favorável ao GDF.
Com a liberação, as delegações de Flamengo e Palmeiras desembarcam nesta sexta-feira em Brasília. Os rubro-negros pousam entre 17h e 18h e seguirão direto da pista do aeroporto para o B Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, pertinho do Mané Garrincha. Amanhã, treinarão no CT do Brasiliense. O Palmeiras desembarcará às 22h.
*Colaborou Alexandre de Paula
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…