Sensação no início da Champions League, Brugge vira celeiro de técnicos no mercado europeu

Compartilhe

Seis pontos em dois jogos. Vitória por 1 x 0 no Estádio Jan Breydel, em Bruges, contra o alemão Bayer Leverkusen, e uma imponente goleada por 4 x 0 sobre o atual campeão português, Porto, no Estádio do Dragão. A liderança isolada do time belga no Grupo B não é aleatória. A diretoria tem olhos de lince para recrutar técnicos com o perfil do clube. O resultado é a procura por profissionais com cases de sucesso na passagem pelo vice-campeão europeu de 1977/1978.

Em menos de um ano, o Brugge perdeu dois treinadores para concorrentes ricos. O Monaco levou Philippe Clement. O belga de 48 anos havia levado o Brugge ao título nacional nas temporadas de 2019/2020 e de 2020/2021. O excelente trabalho chamou a atenção do time francês e Clement rapidamente arrumou as malas, em janeiro, rumo ao Principado.

A reposição foi bem sucedida. O Brugge fez proposta por Alfred Schreuder.  Tinha referências sobre o auxiliar holandês de Ronald Koeman no Barcelona. O substituto topou a missão e levou o time a mais um título no Campeonato Belga. Assumiu atrás do Union Saint-Gilloise na classificação, mas protagonizou virada. Depois de avançar ao quadrangular final em segundo lugar na temporada regular, desbancou o Union na fase derradeira e conquistou o título.

Foi a senha para o Brugge perder mais um técnico. A transferência de Erik Ten Hag para o Ajax deixou uma cadeira vaga no clube holandês. O time de Amsterdã foi atrás de Alfred Schreuder no Brugge. O treinador estreou na Champions League com goleada por 4 x 0 contra o Rangers e vendeu caríssimo a derrota por 2 x 1 para o Liverpool na rodada desse meio de semana.

Sem Alfred Schreuder, o Brugge se viu novamente no mercado à caça de um técnico. Porém, o eleito estava em casa. Houve sensibilidade para promover Carl Hoefkens ao cargo. Nada mais justo do que premiar quem fez parte da comissão técnica durante três temporadas.  O belga de 43 anos surpreende no início da competição com 100% de aproveitamento e supera perdas.

Na última janela de transferências, o Brugge vendeu a joia De Ketelaere para o Milan. O clube italiano pagou 32 milhões de euros pelo meia de 21 anos. Ele também tem se virado bem sem uma das estrelas da companhia — o jovem ala Noa Lang, 23, está lesionado.

Em uma Champions League dominada há anos pelos times mais ricos e badalados do mundo, exemplos como o do Brugge mostram que é possível fazer muito com tão pouco olhando para o mercado com a margem mínima de erro. Não é todo dia que se acerta, mas as últimas três escolhas de técnico mostraram que, de vez em quando, o raio cai três vezes no mesmo lugar.  Qual será o próximo clube a contratar o treinador do time belga?

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

1 dia atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

2 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

2 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

3 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

3 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

5 dias atrás