Paulo Victor aguarda apenas a nomeação para começar a trabalhar
Tem placa de substituição à beira do campo politico… O GDF terá, em breve, um novo secretário executivo de futebol. O blog apurou que a secretária de Esporte e Lazer Celina Leão avalia dois nomes para o cargo ocupado por Apolinário Rabelo, que deixará a função. Os alvos são o ex-zagueiro Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, um dos heróis da Seleção na campanha do penta na Copa de 2002 realizada no Japão e na Coreia do Sul; e o ex-goleiro Paulo Victor, campeão brasileiro pelo Fluminense, em 1984. O ídolo tricolor foi um dos reservas de Carlos e Leão no Mundial de 1986, no México. Badalado, Lúcio é sonho de consumo. Paulo Victor, o mais viável e predisposto a topar o desafio (o blog falou com os dois, leia atualização na sequência deste post). Ainda não há terceira via. Celina esteve reunida nesta terça-feira (9/6) com o governador Ibaneis Rocha e teria aproveitado o encontro em que conseguiu as liberações do Eixão do Lazer da W3 Sul, a partir deste fim de semana, para apresentar as demandas dos dirigentes do futebol. Entre as reivindicações, o fim do perrengue dos laudos e alvarás dos estádios, e o apoio financeiro aos testes da covid-19 a clubes sem orçamento suficiente para bancar os exames indispensáveis ao reinício dos treinamentos.
O fato é que uma fonte disse ao blog que a técnica Celina Leão quer um ex-jogador atuando solto fazendo o meio de campo entre ela e os clubes do futebol candango. Embora o prazo de validade da deputada federal licenciada no cargo de secretária de Esportes seja de seis meses — acordo firmado com o governador Ibaneis Rocha enquanto o suplente Tadeu Filipelli ocupa a cadeira na Câmara —, Celina manifestou, desde que assumiu a pasta, o desejo de dar atenção aos clubes da cidade. De 2014 para cá, o DF amarga sete anos de vacas magras, ou seja, só tem times na Série D. Ela espera acelerar o apoio com Lúcio ou Paulo Victor. Uma boa chance de deixar o cargo com status de que ajudou a quebrar a maldição da quarta divisão.
Os dois nomes foram sondados por emissários de Celina. Falta a formalização do convite a um deles. Aposentado desde janeiro, Lúcio tem a fama de jogador brasiliense mais bem sucedido e a liderança em campo como pontos favoráveis. O fato de ter iniciado e encerrado a carreira na cidade também. Começou no Planaltina e defendeu Gama e Guará antes de evoluir no Internacional, Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Internazionale, Palmeiras e São Paulo. Na volta ao DF, vestiu as camisas do Gama e do Brasiliense. Até pouco tempo, sentia na pele os perrengues do dia a dia do futebol candango. Embora tenha negócios em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mantém residência fixa em Brasília.
Uma das preocupações em relação a Lúcio é a falta de conhecimento da estrutura de governo, da burocracia, dos trâmites do cargo. Em princípio, o mandato de Celina Leão será breve. Logo, Lúcio teria de aprender rapidamente como funciona a engrenagem do GDF. O primeiro desafio é a retomada do Candangão. A outra, o suporte a Gama e Brasiliense na Série D.
Paulo Victor também é referência no futebol do DF. Assim como Lúcio, disputou Copa do Mundo. Era um dos reservas de Carlos e Leão na Copa de 1986. O paraense de Belém vestiu a camisa do Ceub nos anos 1970 e do Brasília nos anos 1980 antes de embarcar rumo ao Rio para ser ídolo do Fluminense. O ex-goleiro leva vantagem na corrida com Lúcio no quesito experiência. Foi assessor da Secretaria nas gestões de Agrício Braga e de Weber Magalhães.
Contatados pelo blog nesta quarta, Lúcio e Paulo Victor confirmaram que foram consultados. O pentacampeão respondeu: “Fui procurado, mas não tem chance agora, pois tenho outros projetos”, justificou o pentacampeão.
Paulo Victor admitiu ter sido sondado, mostrou interesse em assumir o desafio, deu sinal verde, mas aguardava oficialização do convite para aí, sim, dar início aos trâmites legais para a nomeação.
À espera da escolha do secretário executivo de futebol, os clubes do Candangão continuam articulando a retomada (na marra) do futebol em meio ao aumento do número de óbitos e de infectados pelo novo coronavírus. Em 24 horas, o Brasil registrou mais 1.272 mortes e 32 mil novos casos. O DF contabilizou nove mortes nesta terça e 1.142 contaminados pela covid-19. A capital do país tem mais casos que todos os estados do Centro-Oeste somados.
Enquanto isso, representantes dos oito clubes classificados para as quartas de final — Gama, Brasiliense, Real Brasília, Formosa, Taguatinga, Capital, Luziânia e Sobradinho — estimaram nesta terça, na segunda reunião por videoconferência da semana, 18 de julho como data para a retomada da competição. O jogo pendente da primeira fase Real x Gama reabriria o torneio. As quartas de final teriam início em 22 de julho e a decisão do título em 8 de agosto.
Houve pressão para que o Candangão fosse retomado em 4 ou 11 de julho. No entanto, por 5 votos a 3, ficou estipulado 18 de julho para a partida atrasada e 22 de julho como pontapé inicial do mata-mata. A projeção ainda esbarra em várias questões legais.
O Ministério Público não recomenta treinos e jogos. O protocolo da Federação de Futebol do DF será apresentado ao GDF entre hoje e sexta-feira. Ainda não há liberação para treinos e jogos por parte do governador Ibaneis Rocha. As prefeituras de Luziânia e de Formosa, que têm dois times nas quartas de final, proíbem treinos e jogos até 30 de julho. Na tentativa de forçar a barra, dirigentes chegaram a se oferecer para convencer prefeitos a reverem a data.
Brasiliense, Real Brasília e Sobradinho foram votos vencidos na definição das datas contra Gama, Formosa, Taguatinga, Capital e Luziânia. A expectativa dos cartolas é pela volta dos treinos na próxima semana para os clubes com sede no DF, ou seja, Luziânia e Formosa teriam de fugir de mala e cuia para Brasília para não infringirem as quarentenas do Entorno.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…