São Paulo deve explorar um trauma do Flamengo no Maracanã — e o time rubro-negro precisa evitá-lo

Compartilhe

Rogério Ceni sabe que vencer o Flamengo dentro do Maracanã por três gols de diferença é uma missão quase impossível, mas jogar no limite para derrotar os donos da casa por dois gols de diferença e levar a decisão para as cobranças de pênalti nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, é uma tarefa bem mais acessível ao São Paulo — e incômoda para o Rubro-Negro. Difícil, mesmo, é não sofrer gol do poderoso ataque de Dorival Júnior.

O Flamengo perdeu três das últimas cinco decisões por pênaltis no Maracanã. Detalhe: por torneios diferentes. Caiu diante do Athletico-PR nas oitavas da Copa do Brasil de 2019 sob o comando de Jorge Jesus. Em 2020, perdeu a decisão da Taça Rio para o Fluminense. O Mister ainda comandava o time. No mesmo ano, deu adeus à Libertadores nas oitavas de final contra o Racing. Rogério Ceni havia assumido a equipe carioca. Os triunfos foram diante do Vasco na final da Taça Rio de 2019 e nas oitavas da Libertadores diante do Emelec pela Libertadores.

Há uma diferença no planejamento dos dois times. O Flamengo colocou o foco na Copa do Brasil e da Libertadores. Deixou claro para o torcedor que pretende conquistar esses dois torneios. O Brasileirão está cada vez mais fora do alcance. Embora jamais tenha conquistado o mata-mata nacional,  o São Paulo mira a Sul-Americana. Está classificado para decidir o título contra o Independiente del Valle, em 1º de outubro, no estádio Mário Kempes, em Córdoba.

Logo, se alguém precisa bater meta é o adversário. O Flamengo disputará o título continental contra o Athletico-PR, em 29 de outubro, no Equador, mas ao praticamente abrir mão do Brasileirão com a distância de nove pontos para o líder Palmeiras, criou a obrigação de fazer valer a vantagem de 3 x 1 construída no Morumbi e confirmar presença na decisão da Copa do Brasil contra Corinthians ou Fluminense.

Em 2022, o Flamengo perdeu a Supercopa do Brasil nos pênaltis para o Atlético-MG, em Cuiabá. Por sua vez, o São Paulo acumula três triunfos na temporada. Superou o Palmeiras nos pênaltis nas oitavas de final da Copa do Brasil, despachou o Ceará nas quartas de final da Sul-Americana e o Atlético-GO na semifinal da competição continental. Portanto, o São Paulo está bem mais cascudo nas decisões por pênaltis e tentará levar o jogo às últimas consequências. Em vantagem, o Flamengo precisa fazer valar os 3 x 1 do Morumbi a fim de evitar velhos fantasmas.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Cruzeiro é o sétimo clube do “Big 12 Brasil” comandado pelo técnico Tite

O acerto de Adenor Leonardo Bachi com o Cruzeiro torna o time celeste o sétimo…

12 horas atrás
  • Esporte

Pênaltis de Rayan e John Kennedy explicam Vasco na final da Copa do Brasil

Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival leva Corinthians à final 261 dias depois da demissão na Seleção

Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença

A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…

3 dias atrás
  • Esporte

Grêmio, Luís Castro e os métodos de contratação dos times brasileiros

  Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…

4 dias atrás
  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

5 dias atrás