Saiba quem são os jogadores brasilienses na finalíssima da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Compartilhe
Pedro Lima deixou Brasília aos 10 anos e está na final da Copa São Paulo. Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Levantamento do blog mostrou que 95 jogadores nascidos no Distrito Federal disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior inscritos em 40 dos 128 times participantes da competição de jovens da base mais tradicional do país. Dois deles estão matriculados na final desta quarta-feira entre Palmeiras e América-MG, às 15h30, no Canindé. Um terceiro estaria em campo se não tivesse sofrido lesão no fim do ano passado.  Candangos na decisão é uma tradição desde o zagueiro Lúcio, capitão do Internacional na conquista de 1998.

O Palmeiras tem dois candangos. Um deles é o titular Pedro Lima. Nascido em 27 de março de 2003, o volante de 19 anos tem dois gols no torneio. Jovem, é um jogador cabeça. Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mas teve de trancar o curso porque estava difícil conciliar com a rotina na base alviverde. A alternativa foi investir no aprendizado de idiomas e adiar a conclusão do nível superior para depois da carreira. Ele também curte administração, um caminho alternativo.

Fã de Busquets, Pedro Lima se mudou com a família de Brasília para São José dos Campos (SP) aos 10 anos. Começou na Escolinha do Moreira, que revelou o volante Casemiro e o atacante Ricardo Goulart e chamou a atenção do Palmeiras. Desembarcou nas divisões de base do clube aos 13, em 2016, e permaneceu. Dois anos depois, foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 e treinou na Granja Comary sob o comando do técnico Ramón Menezes. Versátil, só não jogou de goleiro na base. Técnico e com bom passe, usa mais a inteligência do que a força para jogar. Dá assistência, faz gols e é uma boa arma nos chamados lances de bola aérea.

No banco de reservas, o Palmeiras conta com uma outra joia com certidão de nascimento candango. O meia-atacante Kauan Santos é de 17 de junho de 2004 e foi o artilheiro do time sub-17 na temporada de 2021. A joia chegou no Palmeiras em 2015, aos 12 anos. É rápido, gosta de partir com a bola dominada no um contra um. Na temporada passada, participou das conquistas da Copinha, Copa do Brasil e Brasileirão, ambos na categoria Sub-20.

A lista de inscritos do América-MG conta com o brasiliense Lucas Gabriel. Lateral e meia nas divisões de base, ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano passado, mas ficou fora na edição deste ano. Ele sofreu uma pancada na cabeça na final do Campeonato Mineiro Sub-20 do ano passado contra o Cruzeiro. Para preservar o atleta e trabalhar na recuperação, ele ficou em Belo Horizonte. Na temporada de 2021, Lucas Gabriel teve oportunidades no time profissional sob o comando do técnico Lisca no Mineiro.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca.…

9 horas atrás
  • Esporte

Com dinheiro de sobra, o Flamengo precisa errar menos nas contratações

O Flamengo ostenta o maior orçamento da América do Sul, tem dinheiro sobrando, mas precisa…

1 dia atrás
  • Esporte

Por que Jhon Jhon serve ao Bragantino, mas não seduz os ricos do futebol brasileiro?

O mercado da bola produz resenhas e discussões de boteco intermináveis e de difícil consenso.…

2 dias atrás
  • Esporte

Jornalista esportivo brasiliense ganha prêmio internacional de fotografia

O jornalista brasiliense Abelardo Mendes Jr. acaba de conquistar a medalha de ouro em um…

3 dias atrás
  • Esporte

A nova ordem no gol do trio de ferro: quem vira ídolo?

Há uma tradição no trio de ferro: os goleiros ídolos. Quase sempre contemporâneos. Houve a…

3 dias atrás
  • Esporte

Weverton, Cássio, Fábio e o desafio de revalidar a idolatria em outro clube

A transferência de Weverton do Palmeiras para o Grêmio — com 12 títulos no currículo…

4 dias atrás