Última rodada do Candangão teve 3 jogos em centros de treinamento. Foto: Gabriel L. Mesquita/Ascom Gama
A menos que a fase eliminatória do Candangão, das quartas de final em diante, seja um surpreendente sucesso de bilheteria, o campeonato local terá a pior média de público em 10 anos: 471 pagantes. O levantamento descarta 15 partidas com portões fechados.
O blog apurou a plateia nos boletins financeiros da Federação de Futebol do Distrito Federal. Dos 66 jogos previstos para a primeira fase, apenas um está pendente. O duelo entre Gama e Real, pela 11ª rodada, só será disputado após o fim da paralisação total do torneio por tempo indeterminado. Três dos seis jogos da última rodada chegaram a ser disputados nos centros de treinamento do Gama, Brasiliense e Real. Não há previsão para a retomada da competição. A CBF convocará as 27 federações para adaptar o calendário.
Dos 65 jogos disputados na primeira fase, 15 tiveram portões fechados: quatro por falta de documentação — laudos por exemplo — e 11 devido à pandemia do novo coronavírus. O público total nos estádios nas 50 partidas com público foi de 23.584 pagantes.
Embora tenha o carinhoso apelido de “Gamão do Povão” batizado pelo narrador local Marcelo Ramos, o atual campeão do Distrito Federal não lidera o ranking entre os clubes. O primeiro lugar é da torcida do Unaí. O time do Entorno levou em média 1.032 pagantes aos cinco jogos disputados com torcida no Estádio Urbano Adjuto. O Gama vem logo atrás com 1.027 em quatro mandos. Como tem uma partida pendente, o Alviverde pode ultrapassar. Em terceiro lugar vem o Formosa, com 920 torcedores e o Capital em quarto, com 724. O Paranoá é o lanterna com 93 pagantes por jogo.
Em meio a tantos perrengues, o Candangão registra menos de 500 pagantes por jogo pela primeira vez em 10 anos. Até então, os piores índices eram de de 2018 (660) e de 2012 (639). Passou de mil em em 2013, 2015 e 2019, e atingiu o pico em 2014: 2.367 pagantes.
Falha minha: No ranking dos clubes faltou incluir o Paranoá, que tem a pior média de público entre os 12 clubes: 93 pagantes por partida.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…