Choque de realidade: sabe quantas vezes Daniel Alves viu o time dele trocar de técnico na Europa com a temporada em andamento?

Compartilhe

25Daniel Alves foi contratado em 1º de agosto pelo São Paulo, mas o lateral-direito só deve ter caído na real nesta quinta-feira. Queda de treinador durante a temporada era raríssimo nos 17 anos em que ele trabalhou na Europa. Aconteceu por doença ou  A cartilha do outro lado do Oceano Atlântico recomenda mudanças de rumo ao término da temporada. Por aqui, bastaram 57 dias para Dani redescobrir a vida como ela é no futebol brasileiro. Cuca está fora do tricolor paulista. O jogador mais vitorioso da história do futebol terá outro comandante no sábado contra o Flamengo, às 19h, no Maracanã, na abertura da 22ª rodada da Série A.

O craque de 36 anos viu poucas vezes na Europa o que acaba de testemunhar no São Paulo. Ele teve dois treinadores diferentes na mesma temporada no Sevilla, por exemplo. Em alta á época, o espanhol Juande Ramos pediu demissão no início de 2007/2008 por um bom motivo. Aceitou convite para assumir o Tottenham. Mañolo Jiménez herdou a prancheta. Nas demais temporadas, o lateral foi comandado pelo mesmo treinador do início ao fim.

Se foi assim no Sevilla, imagina no Barcelona. A única troca de técnico com a temporada em andamento ocorreu por motivo de doença. Tito Villanova havia sido diagnosticado com câncer. Afastado para dar início ao tratamento, deu lugar ao interino Jordi Roura e depois retomou ao posto para o restante da temporada 2012/2013. Morreu em abril de 2014.

Nas passagens por Juventus e Paris Saint-Germain, Daniel Alves teve apenas um treinador por temporada. Massimiliano Allegri no clube italiano; Unai Emery e Thomas Tuchel no time francês. No Barcelona, passou cinco temporadas sob a batuta de Pep Guardiola.

A temporada do São Paulo é assustadora. A diretoria começou o ano apostando em André Jardine. Sem convicção, desistiu do treinador depois do fracasso na Pré-Libertadores e repassou o cargo ao coordenador técnico Vágner Mancini. O tampão segurou a onda enquanto o contratado Cuca terminava a recuperação da cirurgia cardíaca para assumir o cargo. Agora, Cuca pede o boné, Vágner Mancini voltará a ser tampão contra o Flamengo e o São Paulo está de volta ao mercado à caça de um novo (ou velho) treinador.

Bem-vindo de volta ao Brasil, Daniel Alves!

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Weverton, Cássio, Fábio e o desafio de revalidar a idolatria em outro clube

A transferência de Weverton do Palmeiras para o Grêmio — com 12 títulos no currículo…

55 minutos atrás
  • Esporte

Caixa estuda voltar ao futebol com patrocínio exclusivo no feminino

A Caixa ensaia voltar a patrocinar o futebol, mas não o masculino. O blog apurou…

13 horas atrás
  • Esporte

O Risco Atlético ao entregar temporada a técnico sem título há 5 anos

Jorge Sampaoli não conquista título desde 2020. O último foi justamente no Atlético: o Estadual.…

23 horas atrás
  • Esporte

Futebol começa o ano contrariando a lógica e premiando o inesperado

Ah, o futebol e suas contradições. Enquanto o Cruzeiro perdia para o Pouso Alegre por…

2 dias atrás
  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

3 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

4 dias atrás