Rogério Ceni está sob pressão contra Guto Ferreira neste domingo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Duas das maiores rivalidades entre técnicos na temporada do futebol brasileiro têm Rogério Ceni como um dos protagonistas. O comandante rubro-negro ainda não conseguiu vencer Fernando Diniz, do São Paulo. Neste domingo, terá pela frente Guto Ferreira. Ambos duelaram cinco vezes em 2020 no clássico entre Fortaleza e Ceará. O sexto round será às 16h, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O retrospecto é equilibrado.
Com a prancheta do Fortaleza, Rogério Ceni venceu três confrontos com Guto Ferreira em 2020. O treinador do Ceará ganhou os outros dois. Os duelos foram por competições variadas e regulamentos diferentes, ou seja, por pontos corridos e mata-mata.
Em 16 de julho do ano passado, o Fortaleza derrotou o Ceará por 2 x 1 pelo Campeonato Cearense. Sucessor de Enderson Moreira na retomada do futebol em meio à pandemia, Guto Ferreira tinha pouco tempo de trabalho no Vozão. Mesmo assim, impôs dificuldade a Rogério Ceni no clássico disputado na Arena Castelão no reinício do Estadual.
O Ceará evoluiu rapidamente sob o comando de Guto Ferreira. Doze dias depois, eliminada o Fortaleza, de Rogério Ceni, na semifinal da Copa do Nordeste. O Vozão venceu por 1 x 0, no Estádio Pituaçu, e marchou firme para conquistar o título regional contra o Bahia.
A rivalidade aumentou no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Guto Ferreira espelhou o sistema tático 4-2-3-1 de Rogério Ceni e viu Vinícius decidir o clássico no triunfo por 1 x 0.
O toma-lá-dá-cá continuou antes de Rogério Ceni arrumar as malas e partir rumo ao Rio de Janeiro para assumir o Flamengo. Ele enfrentou Guto Ferreira duas vezes na final do Campeonato Cearense e venceu os dois confrontos. Fez 2 x 1 no primeiro jogo da decisão, em setembro, triunfou por 1 x 0 no segundo, em outubro, e garantiu o título estadual ao tricolor.
Pelo menos no papel, Rogério Ceni chega ao reencontro com Guto Ferreira tendo uma supermáquina nas mãos. Não há mais o equilíbrio do clássico cearense. O técnico do Flamengo é favorito. Lidera o elenco mais sortido e badalado do país, mas não necessariamente o melhor time. Guto Ferreira provou isso no primeiro turno ao derrotar o atual campeão brasileiro por 2 x 0, na Arena Castelão. O Flamengo era comandado, à época, por Doménec Torrent.
Rogério Ceni deve ter aprendido as lições nos duelos à parte com Guto Ferreira. Ele terá pela frente um colega estrategista. O cara que impediu o sonho do bicampeonato do Fortaleza na Copa do Nordeste. O cara que tirou três pontos do Fortaleza no turno do Brasileirão. O cara capaz de surpreender o Flamengo no Maracanã e ampliar a crise no Ninho do Urubu. O Flamengo precisa entrar em campo ligado. Se repetir o modo blasé da derrota de virada para o Fluminense, por 2 x 1, na última quarta-feira, o ambiente pode piorar no clube da Gávea.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…