O futebol carioca vive um ano bipolar. Nos pontos corridos, vê Flamengo (2º), Fluminense (6º) e Botafogo (9º) no G-10 do Campeonato Brasileiro. O Vasco lidera a Série B. Na Copa do Brasil, a história é outra. Com as eliminações de Botafogo, Fluminense e Vasco na noite desta quarta-feira — e do Flamengo na terceira fase —, o Rio de Janeiro não terá nenhum representante nas quartas de final pela segunda vez neste século. Raro para um estado que, de 2001 para cá, conquistou o título quatro vezes (duas com o Fla, uma com o Flu e outra com o Vasco) e protagonizou decisão doméstica em 2006 no clássico dos milhões entre Flamengo e Vasco.
Em São Januário, o Vasco até se esforçou para voltar a ser o time da virada no duelo com o Santos, mas o Peixe mostrou o quanto é superior ao líder da Série B. Administrou a vantagem de 3 x 1 construída na Vila Belmiro e soube ser letal na hora certa. Contou para isso com um gol contra do zagueiro falastrão Rodrigo. O Santos era o favorito. E provou isso.
O Botafogo caiu na real. Com um elenco limitado, percebeu que seria impossível brigar pela permanência na Série A e pelo título da Copa do Brasil. Abriu mão do mata-mata nacional ao perder o primeiro jogo para o Cruzeiro e foi ao Mineirão apenas cumprir tabela. Decisão acertada. O Botafogo precisa voltar a se consolidar dois anos seguidos na elite.
Da dupla Fla-Flu, sim, se esperava mais. O Flamengo pagou o maior mico entre os quatro ao ser eliminado pelo Fortaleza. Não chegou sequer às oitavas. O Fluminense tem todo o direito de chorar o pênalti cometido por Fágner no último lance do duelo com o Corinthians. Para mim, foi pênalti. O empate por 1 x 1 levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Mas falta ao Fluminense centroavante. Um cara minimamente capaz de colocar a bola na rede. O clube paga caro por ter perdido Fred para o Atlético-MG.
Apesar da noite de eliminações, o futebol carioca está perto de cumprir uma missão em 2016. O Rio não conta com seus quatro grandes na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2014. De lá para cá, Botafogo e Vasco trocam bastão no revezamento de rebaixamentos para a Série B. Mais vale os quatro de novo na elite do Brasileirão do que outro título na Copa do Brasil.
Presença dos cariocas nas quartas de final neste século
2001: Flamengo
2002: Fluminense
2003: Flamengo
2004: Flamengo
2005: Fluminense
2006: Flamengo, Fluminense e Vasco
2007: Botafogo e Fluminense
2008: Botafogo e Vasco
2009: Flamengo, Fluminense e Vasco
2010: Fluminense e Vasco
2011: Flamengo e Vasco
2012: nenhum
2013: Botafogo, Flamengo e Vasco
2014: Botafogo e Flamengo
2015: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
2016: nenhum
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…