Rio-2016: América do Sul tem recorde de seleções classificadas para o futebol masculino; sorteio é dia 14

Compartilhe

O sorteio da primeira competição da era Gianni Infantino como presidente da Fifa vai ter um recorde. Nunca antes na história dos Jogos Olímpicos, a América do Sul — visitada pelo suíço nesta semana — teve três países classificados para o torneio masculino de futebol. Medalha de ouro duas vezes com o Uruguai (Paris-1924 e Amsterdam-1928) e outras duas com a Argentina (Atenas-2004 e Pequim-2008), o continente sempre contou no máximo com duas vagas. Agora serão três, principalmente por causa do esforço da Colômbia. Los Cafeteros ficaram com a última das 16 vagas. A definição dos grupos tanto do futebol masculino quando do feminino está marcada para o próximo dia 14, no Maracanã, a partir das 10h30, com direito a presença confirmada do novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, no Rio de Janeiro. O estádio vai ser o palco das duas decisões. O calendário dos Jogos do Rio-2016 prevê futebol de 3 a 20 de agosto.

Na briga pela última vaga, a Colômbia eliminou os Estados Unidos na repescagem e volta aos Jogos depois de 24 anos. A última participação havia sido em em Barcelona-1992. Antes da confirmação da Colômbia, apenas o anfitrião, Brasil, e a Argentina haviam confirmado presença na competição. Com a classificação da Colômbia, aumentam as chances de uma segunda decisão sul-americana na história do torneio olímpico. Argentina e Paraguai decidiram a medalha de ouro em Atenas-2004, com vitória dos hermanos sob a liderança de Carlitos Tévez.

A Colômbia se classificou com uma vitória por 3 x 2 sobre os EUA no placar agregado. Houve empate por 1 x 1 no jogo de ida, e vitória por 2 x 1 na noite de quarta-feira, em Frisco, no Texas.
Com a classificação da Colômbia, há chance de James Rodríguez, astro do Real Madrid e um dos artilheiros da Copa de 2014 no Brasil, disputar a competição. Existe também expectativa pela presença de Neymar (Brasil), Ibrahimovic (Suécia) e Cristiano Ronaldo (Portugal). A Argentina já descartou a convocação de Lionel Messi com um dos três jogadores acima dos 23 anos que cada seleção tem o direito de chamar.

» Classificados para o futebol masculino
América do Sul: Brasil, Argentina e Colômbia
Europa: Alemanha, Dinamarca, Portugal e Suécia
Ásia: Coreia do Sul, Japão e Iraque
África: Nigéria, Argélia e África do Sul
Américas do Norte, Central e Caribe: Honduras e México
Oceania: Ilhas Fiji

» Classificados para o futebol feminino
América do Sul: Brasil e Colômbia
Europa: Alemanha, França e Suécia
Ásia: Austrália e China
África: África do Sul e Zimbábue
América do Norte, Central e Caribe: Canadá e Estados Unidos
Oceania: Nova Zelândia


Presença sul-americana nos Jogos

Brasil (13): 1952, 1960, 1964, 1968, 1972, 1976, 1984, 1988, 1996, 2000, 2008, 2012 e 2016
Argentina: 1928, 1960, 1964, 1988, 1996, 2004, 2008 e 2016
Colômbia (5): 1968, 1972, 1980, 1992 e 2016
Chile (4): 1928, 1952, 1984 e 2000
Uruguai (3): 1924, 1928 e 2012
Paraguai (2): 1992 e 2004
Peru (2): 1936 e 1960
Venezuela (1): 1980

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

22 horas atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

2 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

3 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

4 dias atrás