Portugal fez o que a incompetente Itália não conseguiu. Eliminou a Macedônia do Norte e está na Copa do Mundo. A seleção lusitana não sabe o que é ficar fora dos dois principais festivais de futebol na Era Cristiano Ronaldo. O jogador eleito cinco vezes número 1 do planeta não balançou a rede nos dois jogos da repescagem, mas foi dele a assistência desta terça-feira para Bruno Fernandes abrir o placar no Estádio do Dragão, no Porto.
Com Cristiano Ronaldo a bordo, Portugal jamais ficou fora da Euro ou do Mundial. A história começa lá atrás, em 2004. O jovem atacante do Manchester United era um dos convocados de Luiz Felipe Scolari para o torneio continental disputado em casa. Amargou o vice no Estádio da Luz na decisão contra a surpreendente Grécia, por 1 x 0. Na Era Eusébio, por exemplo, o país só participou da competição no terceiro lugar de 1966, na Inglaterra. Na época de Luis Figo, Portugal não se classificou em 1994 nem em 1998, mas esteve em 2002 e 2006.
Dois anos depois, estava na esquadra lusitana na Copa da Alemanha. Era coadjuvante do protagonista Luis Figo na campanha do quarto lugar. Tudo ia bem até os lusitanos baterem de frente com a França, de Zinedine Zidane e Thierry Henry nas semifinais.
Veio a Euro-2008 e lá estava Cristiano Ronaldo novamente. Portugal passou da primeira fase, mas caiu precocemente nas quartas de final diante da Alemanha, por 3 x 2.
A sensação na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, era de que Portugal poderia ter feito melhor se não fosse prejudicado pela arbitragem nas oitavas de final contra a Espanha. Houve muita reclamação à época depois do clássico ibérico.
A nau lusitana também ancorou na Ucrânia e na Polônia na Euro-2012. Com Cristiano Ronaldo à frente, a seleção alcançou as semifinais contra a Espanha. Só não disputou a final porque perdeu nos pênaltis por 4 x 2 depois de empatar por 0 x 0 com bola rolando.
Esperava-se mais de Portugal na Copa de 2014, no Brasil, mas o fato de cair em um grupo forte pesou. A derrota para a Alemanha na estreia e o empate com os Estados Unidos pesaram. A vitória tardia diante de Gana não serviu para evitar a queda na primeira fase.
Oito ou oitenta na Era Cristiano Ronaldo, Portugal surpreendeu na Euro-2016. Avançou em terceiro lugar em um grupo contra Hungria, Islândia e a lanterna Áustria. Passou aos trancos e barrancos pela fase de mata-mata contra Croácia, Polônia e o País de Gales e calou o Stade de France na decisão do título ao derrotar a França por 1 x 0.
A esquadra lusitana chegou ao Mundial da Rússia com distintivo de campeã da Euro. Passou ao mata-mata em segundo lugar depois de uma exibição de gala de Cristiano Ronaldo com a Espanha por 3 x 3, com três gols de CR7, em Sochi. Sem um time à altura, deu adeus à Copa do Mundo contra o Uruguai nas oitavas de final.
Considerada uma das favoritas ao bi na Euro-2020, Portugal foi competitiva no grupo da morte contra Alemanha, França e Hungria. Passou raspando, em terceiro lugar, mas sucumbiu no confronto com a Bélgica pelas oitavas de final e caiu precocemente.
Apesar do vacilo na fase de grupos contra a Sérvia, Portugal sobreviveu à repescagem. Guiado por Cristiano Ronaldo, o país carimba mais uma vez o passaporte para a Copa do Mundo. A última do melhor jogador da história do país? Quer irritá-lo? Pergunte isso…
“Começo a ver que muitos de vocês fazem a mesma pergunta. Quem vai decidir o meu futuro sou eu, mais ninguém. Se me apetecer jogar mais, jogo. Se não me apetecer, não jogo. Quem manda sou eu, ponto final”, afirmou antes de eliminar a Macedônia do Norte.
Como se não bastasse participar de todas as competições de ponta na Era CR7, Portugal conquistou nesse período a recém-criada Liga das Nações.
Tem que respeitar o gajo!
Ele mudou a história da seleção de Portugal.
Décima competição de ponta na Era CR7
Euro-2004: vice-campeão
Copa-2006: quarto lugar
Euro-2008: quartas de final
Copa-2010: oitavas de final
Euro-2012: semifinal
Copa-2014: primeira fase
Euro-2016: campeão
Copa-2018: oitavas de final
Euro-2020: oitavas de final
Copa-2022: classificado
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…