Botafogo lidera corrida do Campeonato Brasileiro com 7 pontos de folga. Foto: Vitor Santos/Botafogo
Desertores
Balançado com a oferta da Arábia Saudita, Luís Castro pode ser o terceiro técnico a largar um time na liderança do Campeonato Brasileiro — caso do Botafogo — em troca de oferta sedutora. Mano Menezes fez isso em 2010. O Corinthians ocupava o primeiro lugar na Série A. Ele aceitou a oferta do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para assumir a Seleção. Em 2020, o Inter estava na dianteira e Eduardo Coudet pediu demissão na pandemia para assumir o Celta de Vigo.
Irmãos Soares
Não, não é propaganda de loja de material de construção. É respeito a dois centroavantes decisivos na 12ª rodada. Tiquinho Soares é o artilheiro disparado do Campeonato Brasileiro com 10 gols. O uruguaio Luis Suárez driblou as dores no joelho para fazer uma grande partida na goleada por 5 x 1 contra o Coritiba e despistar sobre o possível pedido de aposentadoria pelo fato de estar jogando na base do sacrifício. Sorte de quem tem dois profissionais desse nível.
Pé de moleque
O vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro tem 18 anos! Autor de seis gols pelo Athletico-PR, Vitor Roque se valida cada vez mais como um atacante especial. Está quatro gols atrás de Tiquinho Soares e dificilmente alcançará o centroavante do Botafogo porque está cada vez mais próximo de reforçar o Barcelona na próxima temporada europeia. Enquanto isso, Vanderlei Luxemburgo prova do próprio veneno. O técnico do Corinthians lançou o menino no Cruzeiro.
Engana que eu gosto
O terceiro lugar do Flamengo é enganoso. O time de Jorge Sampaoli não merece constar nessa posição. Aparece ali porque o nível técnico do campeonato é tão nivelado por baixo que um elenco farto tecnicamente como o rubro-negro é capaz mantê-lo no bolo. A campanha do elenco mais caro da América do Sul é fraquíssima. Mesmo assim, suficiente para ultrapassar o Palmeiras nos critérios de desempate. O Flamengo ainda enfrentará Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense.
A bruxa do pênalti
Estamos na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e três excelentes batedores de pênalti erraram cobranças. Luis Suárez desperdiçou uma no duelo do Grêmio contra o Santos, em Caxias do Sul (RS). Gabriel Barbosa errou no empate por 1 x 1 com o Cruzeiro, no Maracanã. Neste fim de semana foi a vez de Raphael Veiga deixar a torcida do Palmeiras incrédula. Errou o pênalti que daria o empate ao Palmeiras no Estádio Allianz Parque, em São Paulo. Que fase!
Saída pela esquerda
Aos poucos, o Fluminense reconstrói um dos setores mais fortes do time comandado por Fernando Diniz. O lateral-esquerdo Marcelo retornou na vitória de virada contra o Bahia. Bom para Keno. O atacante volta a ter o suporte do extraclasse pela canhota. Alexsander completaria o tripé, mas continua lesionado e tem uma situação mais complexa até o retorno aos gramados. Fernando Diniz apostou em Matheus Martinelli no setor e espera pelo encaixe naquele pedaço.
Campeão mineiro
Que sequência de vitórias do Fortaleza no Campeonato Brasileiro, hein. Foi até o Mineirão, em Belo Horizonte, na 11ª rodada, e derrotou o Cruzeiro por 1 x 0 depois da pausa de 10 dias para a Data Fifa. Na sequência, recebeu o Atlético-MG na Arena Castelão e superou o time de Luiz Felipe Scolari por 2 x 1. No triangular com os mineiros, o Tricolor do Pici só perdeu para o América por 2 x 1, no Independência. O intervalo para os amistosos da Seleção renovou o gás do time.
Abismo entre os paulistas
Apesar da derrota do Palmeiras para o líder Botafogo, espanta a diferença de desempenho entre o time de Abel Ferreira em relação aos outros três gigantes do Estado mais rico do país. Enquanto o alviverde se mantém no G-4, o pelotão de elite da maratona pelo título, os maiores rivais estão do meio da classificação para baixo. O São Paulo ocupa o 11º lugar depois da derrota para o Cruzeiro. Em queda livre, o Santos é o 13º. O Corinthians está um ponto à frente do Z-4.
Olha o que eles fizeram
O que os vândalos de São Januário fizeram com o Vasco! O cenário da segunda vitória cruzmaltina no Campeonato Brasileiro é deprimente: arena em obras com entulhos do início da reforma no Estádio Luso-Brasileiro, um gramado castigado, um time sem técnico sob o comando de um interino e sem torcida na arquibancada. Nessas horas não aparece ninguém para questionar os valentões que protagonizaram as cenas de selvageria na derrota para o Goiás.
Profissão interino
Estamos na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e 6 dos 20 clubes da Série A foram escalados ao menos uma vez por técnicos interinos: Flamengo (Mario Jorge), Athletico-PR (Wesley Carvalho), Santos (Claudiomiro), Corinthians (Danilo), Goiás (Emerson Ávila) e Coritiba (Leomir de Souza) tiveram essa sensação estranha, mas muito comum na primeira divisão. Portanto, aí vai um conselho: acesse o site do seu time do coração e saiba quem tem potencial para interino.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…