A rodada dos camisas 10 teve Alan Patrick como um dos destaques. Foto: Ricardo Duarte/Inter
Arbitragem do Brasileirão
Um é pouco, dois é bom, três é demais! Quando há reclamação quase coletiva contra a arbitragem em uma rodada, o sinal é grave de que há algo muito errado no comando do apito brasileiro. O presidente do Sport gritou, Alexandre Mattos perdeu a razão ao falar em “assalto a mão armada” em nome do Cruzeiro, Luis Zubeldia soltou o verbo na entrevista coletiva do São Paulo, Thiago Carpini saiu de campo revoltado após receber cartão vermelho pelo Vitória…
Camisas 10
De Arrascaeta abriu o placar para o Flamengo contra o Vitória, no Barradão, com um belíssimo gol inspirado nas finalizações de bico do Romário na Copa do Mundo de 1994 e de Ronaldo na de 2002. Alan Patrick abriu o caminho para o triunfo do Internacional por 3 x 0 contra o Cruzeiro, no Beira-Rio. Memphis Depay gastou o futebol na exibição de alto nível contra o Vasco na vitória por 3 x 0. Fez gol e deu assistência para o camisa 9 Yuri Alberto.
Pares
Adoro sistemas com dois pontas e um centroavante ou falso nove, mas sinto muita saudade de duplas de ataque como Memphis Depay e Yuri Alberto. Que química bacana entre eles. A vitória por 3 x 0 contra os reservas do Vasco mostrou isso: um gol do holandês, um do brasileiro e outro de João Victor para encerrar o baile na Neo Química Arena. Houve duplas recentes como Bruno Henrique e Gabigol (Flamengo); Hulk e Paulinho (Atlético-MG). Legal demais.
Engarrafamento
A última vez que o Brasileiro chegou à segunda rodada sem um time com duas vitórias, ou seja, 100% de aproveitamento, foi em 2016. Naquela arrancada, oito times somavam quatro pontos: Santa Cruz, Chapecoense, Fluminense, Atlético-MG, Internacional, Ponte Preta e Grêmio. No fim das contas, o título ficou com o Palmeiras. A segunda rodada deste ano também tem sete com quatro pontos: Internacional, Corinthians, Ceará, Fortaleza, Botafogo, Flamengo e Palmeiras.
Disciplina
O Internacional lidera o Brasileirão no critério de desempate cartão vermelho: o time liderado por Roger Machado não teve jogador expulso nas duas rodadas. Vice-líder, o Corinthians teve uma jogador punido. O Colorado é o único time da Série A invicto na temporada. O levantamento do blog considera todos os jogos no ano, ou seja, com titulares, times mistos, reservas ou juniores representando profissionais. Regularidade é senha para o título.
Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na #rodada 1 do Brasileirão 2025
Descontrolados
Ramón Díaz foi expulso na vitória do Corinthians contra o Vasco por 3 x 0. Luis Zubeldia recebeu cartão vermelho no empate por 0 x 0 com o Atlético-MG, no Mineirão. Thiago Carpini deixou o Vitória na mão contra o Flamengo no segundo tempo depois do gol de empate do time baiano. Para sorte de Zubeldia e de Díaz, o time deles não perdeu. Azar do Thiago Carpini. Punido exageradamente por chutado a bola, ele deixou o Vitória sem orientação à beira do campo e o Flamengo virou a partida.
Acabamento
Botafogo, Flamengo e Palmeiras dão a óbvia impressão de que, para variar, brigarão pelo título. O início do time de Filipe Luís contra o Vitória foi arrasador. Poderia ter decidido o jogo em 30 minutos se Pedro estivesse em campo – e não Juninho. Abel Ferreira mandou Vitor Roque para o banco, entrou com Flaco López e ele fez o que o reforço caro e badalado não faz. Igor Jesus desencantou com a camisa do atual campeão. Nos três casos, problemas de acabamento.
Inofensivo
Luis Zubeldia precisa resolver urgentemente um problemão do São Paulo: o tricolor é o único dos 20 times da Série A sem gol no Campeonato Brasileiro. Sim, o time teve um anulado pelo VAR, mas o time perdeu pênalti contra o Sport na estreia, em São Paulo. Há muita dificuldade para balançar a rede e o tricolor paulista tem bons atacantes. Luciano, Calleri, Ferreira, André Silva e os lesionados Lucas Moura e Oscar sabem fazer gol. Só desaprenderam.
Curado
A imagem mais bacana deste fim de semana é o retorno de Paulo Henrique Ganso ao futebol. O craque do Fluminense ficou afastado dos gramados para tratar uma enfermidade: ele teve de passar por uma cirurgia para tratar miocardite, uma inflamação no músculo do coração. Ganso fez muita falta ao Fluminense na campanha do vice-campeonato no Carioca. O ex-técnico teve de recorrer a John Arias e a Lima para assumir o papel do camisa 10.
Quem te viu…
Olha quem é um dos artilheiros do Brasileirão depois de duas rodadas: Pedro Raul! O centroavante não deu certo no Vasco, foi embora para o Toluca do México, voltou ao Brasil para defender o Corinthians, acertou com o Ceará e deixou um gol na rede do Red Bull Bragantino e outro no duelo com o Grêmio neste fim de semana. Pedro Raul está voltando a ser aquele vice artilheiro do Brasileirão de 2022, quando marcou 19 vezes? São oito gols em 14 jogos nesta temporada.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…