Facundo Torres e Estêvão celebram gol no Brasileirão. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Segue o líder do Brasileirão
Há uma mania no Brasil de dizer que linha de três ou de cinco na defesa é retranca. O técnico Abel Ferreira comprova o contrário. O Palmeiras lidera no 3-4-2-1 com Felipe Anderson jogando na ala direita, Estêvão centralizado e um futebol extremamente competitivo. Prova disso são as vitórias contra Inter e Fortaleza na casa alheia. Abel está em sintonia, por exemplo, com a Inter. O time de Simone Inzaghi lidera o Italiano, está na final da Copa Itália e na semifinal da Liga dos Campeões da Europa usando o sistema 3-5-2. Um detalhe sobre o Palestra: os sete gols nesta Série A do Brasileirão são de jogadores importados: Facundo Torres (2), Flaco López (2), Piquerez (2) e Emiliano Martínez (1).
O novo vice-líder
Os torcedores do Flamengo e do Vasco têm que orar todos os dias a Papai do Céu pela saúde dos goleiros Rossi e Léo Jardim. O dono das traves rubro-negras é responsável pela dinâmica da saída de bola com os pés. O talento dele o torna uma espécie de camisa 10 das traves. A dependência do Vasco de Léo Jardim é explicada pela exibição de gala do goleiro no clássico de sábado pelo Brasileirãao. Ele é o maior responsável pela falta de gols: 0 x 0. Que exibição individual no Maracanã!
Sim, o Cano voltou!
A grande notícia do Fluminense neste ano é a recuperação do centroavante Germán Cano. O argentino vinha fazendo gols sob a batuta de Mano Menezes e marca também com Renato Gaúcho. São 14 bolas na rede em 21 jogos na temporada. Poderiam ser 15 se o árbitro desse um pênalti claro para mim de Lucas Halter em John Arias. No campo das hipóteses, o tricolor poderia terminar a rodada em segundo ou até na primeira colocação no Brasileirão.
Manda quem pode…
O holandês Memphis Depay praticamente selou a demissão de Ramón Díaz depois da derrota para o Fluminense na semana passada pelo Brasileirão com uma entrevista sincera à beira do gramado, mas assumiu a responsabilidade contra o Sport com uma exibição de quem tem tamanho para falar e fazer. Balançou a rede duas vezes e comandou a virada do Timão contra o Leão da Ilha em uma pulsante Neo Química.
…obedece quem tem juízo
Principais reforços do Cruzeiro nesta temporada, Dudu e Gabriel Barbosa iniciaram a derrota por 1 x 0 para o Red Bull Bragantino novamente sentadinhos no banco de reservas no Brasileirão. Seriam eles os reforços que não deram certo citados pelo dono da SAF, Pedro Lourenço? O fato é que o time celeste começa a lembrar um barril de pólvora prestes a explodir. Até quanto os astros da companhia ficarão calados diante das escolhas do técnico Leonardo Jardim? Ambos entraram no segundo tempo, mas não é assim que a banda toca com eles.
Alerta vermelho
O Internacional anunciou a renovação do contrato com o técnico Roger Machado em 12 de abril. Desde então, o time colorado não vence. Empatou com o Fortaleza na Arena Castelão, perdeu no Beira-Rio para o Palmeiras e acumulou nova igualdade diante contra o Grêmio no fim de semana pelo Brasileirão, na Arena. No Brasil, contrato de técnico de futebol é sempre de experiência, sem carência de 90 dias. Portanto, recomenda-se voltar a vencer.
Ele se vira com o que tem
Engenheiros de obra pronta criticam o resultado. Os detalhistas ficam atentos ao processo. Acho impressionante a capacidade do técnico argentino Luis Zubeldia para criar e recriar o São Paulo com um elenco tão limitado e diante de muitas lesões. Ele não pode escalar Pablo Maia, Luiz Gustavo, Oscar, Lucas Moura e agora Calleri. Mesmo assim, moveu peças, encontrou um jeito de jogar no Brasileirão e descobriu um goleador: Ferreira! André Silva também correspondeu na função de nove na vitória contra o Santos. A aposta em Lucas Ferreira, de 18 anos, é outro acerto. Quem pede a demissão deveria olhar com carinho não somente para isso, mas também para a série de sete jogos sem perder desde a eliminação contra o Palmeiras nas semifinais do Campeonato Paulista.
Fórmula da juventude
Atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo teve a escalação mais jovem do fim de semana entre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro: média de 25,5 anos. Nenhum dos 11 jogadores usados na formação inicial do técnico português Renato Paiva tinha 30 anos. Há uma aposta em uma formação jovem, mas falta segurança a um time em processo de reconstrução. Isso ajuda a explicar os altos e baixos a essa altura da temporada, além, é claro, do dos dois meses jogadores fora por John Textor depois da saída de Artur Jorge e da lenta escolha pelo sucessor do lusitano.
Integridade
O Brasileirão tem dois jogadores suspeitos de participação em esquema de manipulação de resultados. Bruno Henrique não é o mesmo desde a avalanche despejada pelo inquérito da Polícia Federal na semana passada e dos desdobramentos do indiciamento do atacante do Flamengo. O alvo do Juventude é Ênio. O atacante já declarou inocência. No domingo, fez o primeiro gol do time de Caxias do Sul no empate por 2 x 2 com o Mirassol.
Inclusão
Em tempos de engajamento no combate ao racismo, a quinta rodada do Brasileirão apresenta um dado interessante e quase despercebido. Entre efetivos e interinos, três times foram comandados por treinadores negros: Roger Machado (Internacional), César Sampaio (Santos) e Orlando Ribeiro (Corinthians). Os últimos dois ocupam o cargo enquanto as diretorias as respectivas diretorias procuram técnico. Por que não eles? A lutar por respeito e inclusão tem de chegar urgentemente às pranchetas e romper com a discriminação.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…