Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 5ª rodada do Brasileirão 2025

Compartilhe

Segue o líder do Brasileirão

Há uma mania no Brasil de dizer que linha de três ou de cinco na defesa é retranca. O técnico Abel Ferreira comprova o contrário. O Palmeiras lidera no 3-4-2-1 com Felipe Anderson jogando na ala direita, Estêvão centralizado e um futebol extremamente competitivo. Prova disso são as vitórias contra Inter e Fortaleza na casa alheia. Abel está em sintonia, por exemplo, com a Inter. O time de Simone Inzaghi lidera o Italiano, está na final da Copa Itália e na semifinal da Liga dos Campeões da Europa usando o sistema 3-5-2. Um detalhe sobre o Palestra: os sete gols nesta Série A do Brasileirão são de jogadores importados: Facundo Torres (2), Flaco López (2), Piquerez (2) e Emiliano Martínez (1).

O novo vice-líder

Os torcedores do Flamengo e do Vasco têm que orar todos os dias a Papai do Céu pela saúde dos goleiros Rossi e Léo Jardim. O dono das traves rubro-negras é responsável pela dinâmica da saída de bola com os pés. O talento dele o torna uma espécie de camisa 10 das traves. A dependência do Vasco de Léo Jardim é explicada pela exibição de gala do goleiro no clássico de sábado pelo Brasileirãao. Ele é o maior responsável pela falta de gols: 0 x 0. Que exibição individual no Maracanã!

Sim, o Cano voltou!

A grande notícia do Fluminense neste ano é a recuperação do centroavante Germán Cano. O argentino vinha fazendo gols sob a batuta de Mano Menezes e marca também com Renato Gaúcho. São 14 bolas na rede em 21 jogos na temporada. Poderiam ser 15 se o árbitro desse um pênalti claro para mim de Lucas Halter em John Arias. No campo das hipóteses, o tricolor poderia terminar a rodada em segundo ou até na primeira colocação no Brasileirão.

Manda quem pode…

O holandês Memphis Depay praticamente selou a demissão de Ramón Díaz depois da derrota para o Fluminense na semana passada pelo Brasileirão com uma entrevista sincera à beira do gramado, mas assumiu a responsabilidade contra o Sport com uma exibição de quem tem tamanho para falar e fazer. Balançou a rede duas vezes e comandou a virada do Timão contra o Leão da Ilha em uma pulsante Neo Química.

…obedece quem tem juízo

Principais reforços do Cruzeiro nesta temporada, Dudu e Gabriel Barbosa iniciaram a derrota por 1 x 0 para o Red Bull Bragantino novamente sentadinhos no banco de reservas no Brasileirão. Seriam eles os reforços que não deram certo citados pelo dono da SAF, Pedro Lourenço? O fato é que o time celeste começa a lembrar um barril de pólvora prestes a explodir. Até quanto os astros da companhia ficarão calados diante das escolhas do técnico Leonardo Jardim? Ambos entraram no segundo tempo, mas não é assim que a banda toca com eles.

Alerta vermelho

O Internacional anunciou a renovação do contrato com o técnico Roger Machado em 12 de abril. Desde então, o time colorado não vence. Empatou com o Fortaleza na Arena Castelão, perdeu no Beira-Rio para o Palmeiras e acumulou nova igualdade diante contra o Grêmio no fim de semana pelo Brasileirão, na Arena. No Brasil, contrato de técnico de futebol é sempre de experiência, sem carência de 90 dias. Portanto, recomenda-se voltar a vencer.

Ele se vira com o que tem

Engenheiros de obra pronta criticam o resultado. Os detalhistas ficam atentos ao processo. Acho impressionante a capacidade do técnico argentino Luis Zubeldia para criar e recriar o São Paulo com um elenco tão limitado e diante de muitas lesões. Ele não pode escalar Pablo Maia, Luiz Gustavo, Oscar, Lucas Moura e agora Calleri. Mesmo assim, moveu peças, encontrou um jeito de jogar no Brasileirão e descobriu um goleador: Ferreira! André Silva também correspondeu na função de nove na vitória contra o Santos. A aposta em Lucas Ferreira, de 18 anos, é outro acerto. Quem pede a demissão deveria olhar com carinho não somente para isso, mas também para a série de sete jogos sem perder desde a eliminação contra o Palmeiras nas semifinais do Campeonato Paulista.

Fórmula da juventude

Atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo teve a escalação mais jovem do fim de semana entre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro: média de 25,5 anos. Nenhum dos 11 jogadores usados na formação inicial do técnico português Renato Paiva tinha 30 anos. Há uma aposta em uma formação jovem, mas falta segurança a um time em processo de reconstrução. Isso ajuda a explicar os altos e baixos a essa altura da temporada, além, é claro, do dos dois meses jogadores fora por John Textor depois da saída de Artur Jorge e da lenta escolha pelo sucessor do lusitano.

Integridade

O Brasileirão tem dois jogadores suspeitos de participação em esquema de manipulação de resultados. Bruno Henrique não é o mesmo desde a avalanche despejada pelo inquérito da Polícia Federal na semana passada e dos desdobramentos do indiciamento do atacante do Flamengo. O alvo do Juventude é Ênio. O atacante já declarou inocência. No domingo, fez o primeiro gol do time de Caxias do Sul no empate por 2 x 2 com o Mirassol.

Inclusão

Em tempos de engajamento no combate ao racismo, a quinta rodada do Brasileirão apresenta um dado interessante e quase despercebido. Entre efetivos e interinos, três times foram comandados por treinadores negros: Roger Machado (Internacional), César Sampaio (Santos) e Orlando Ribeiro (Corinthians). Os últimos dois ocupam o cargo enquanto as diretorias as respectivas diretorias procuram técnico. Por que não eles? A lutar por respeito e inclusão tem de chegar urgentemente às pranchetas e romper com a discriminação.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

7 minutos atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

1 hora atrás
  • Esporte

Carlo Ancelotti estreia na Copa 2026 no mesmo estádio da última participação em 1994

A Copa do Mundo de 2026 vai começar para o técnico Carlo Ancelotti no mesmo…

23 horas atrás
  • Esporte

Doze grupos e um segredo: conheça os candidatos ao título da Copa 2026

O Brasil merecia ser punido pelas bolinhas do sorteio da Copa do Mundo de 2026…

1 dia atrás
  • Esporte

Sorteio: Brasil enfrentou na Copa 25 das seleções classificadas para 2026

  O Brasil conhecerá nesta sexta-feira, a partir das 14h, os adversários na fase de…

3 dias atrás
  • Esporte

Tá pago! Dos 4 títulos do Flamengo no ano, 3 foram decididos por reforços

Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…

4 dias atrás