Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 3ª rodada do Brasileirão 2025

Compartilhe

O equilíbrio do Brasileirão

O Flamengo lidera o Brasileirão no terceiro critério de desempate do regulamento: gols pró. O clube rubro-negro tem um a mais que o alviverde — 5 x 4. Curiosamente, o atacante Vitor Roque teve um gol anulado no clássico contra o Corinthians. Se fosse validado, o primeiro lugar da Série A ao término da terceira rodada seria definido no sexto critério, ou seja, cartões amarelos. A equipe carioca recebeu apenas 4 contra 15 do concorrente.

Discordo, Roger!

Gosto do trabalho de Roger Machado no Internacional, mas permita-me discordar da opinião de que o ponto conquistado contra o Fortaleza, na Arena Castelão, é importante. Sim, mas não também. Um time candidato ao título como é o Colorado precisa vencer fora de casa. O Flamengo derrotou Vitória e Grêmio. O Palmeiras bateu o Sport. Não dá ficar refém dos jogos no Beira-Rio. O Fortaleza teve semana atribulada e o Inter não aproveitou.

Do falso nove…

Autor dos gols da vitória do Flamengo por 2 x 0 contra o Grêmio, em Porto Alegre, o camisa 10 não fazia dois gols em um jogo desde 2022. Marcou contra Gana na fase de grupos da Copa do Qatar. Alguns meses antes, ele havia balançado a rede do Atlético-MG duas vezes, no Maracanã, no duelo de volta pelas oitavas da Copa do Brasil. Chamo atenção para um detalhe. Para mim, Arrascaeta foi falso nove. Jogou várias vezes nessa função no Cruzeiro.

… ao centroavante raiz

Arrascaeta divide a artilharia com um centroavante extraordinário. É impressionante o que faz o centroavante Vegetti com a camisa do Vasco. O que seria do time cruzmaltino sem os gols do argentino, principalmente de cabeça. Mais do que isso: ele parece incorporar o espírito do torcedor dentro das quatro linhas. É como se fosse um deles no gramado. A variação dos garçons também chama a atenção: os passes foram de Nuno e Coutinho.

Vigilância sanitária

Se você costuma ir a estádio de futebol, certamente teve algum item barrado no momento da revista. Alguns estádios vetam até a entrada de garrafinha de água, ou seja, o torcedor é obrigado a tomá-la antes de passar pela catraca ou jogar fora se se não estiver com sede. A pergunta é: se o controle do acesso é tão “rigoroso”, o que explica entrada de uma cabeça de porco, em Itaquera, no Paulistão; e cabeça de galinha na Arena Barueri na Série A?

Tirou onda

Samuel Xavier é um dos personagens da rodada. Como se não bastasse travar um duelo à parte com Neymar, jogador eleito terceiro melhor do mundo em 2015, o lateral-direito do Fluminense não somente domou o camisa 10 do Santos como fez o gol da vitória tricolor no Maracanã. Contou, é claro, com um desvio no lance decisivo do confronto, mas tirou onda na celebração e antes de ir para o vestiário ao reger a torcida na festa dos três pontos.

Desmoralizante

Que fase do Cruzeiro. Gabigol ficou no banco no empate por 1 x 1 com o São Paulo. Simplesmente não entrou por causa de uma opção técnica. Dudu também iniciou a partida entre os reservas. Mas nada supera a cena em que o juiz pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima pergunta ao quarto árbitro o nome do camisa 10 celeste: “Ele não sabe o meu nome”, irrita-se Matheus Pereira! O São Paulo finalmente fez gol neste Brasileirão.

Freud explica?

O Atlético-MG tem a melhor média de posse de bola do Brasileirão (63,7%), é o time que mais finaliza nesta Série A com média de 27 por jogo, ostenta Hulk e Rony como líderes de chutes por partida com quase cinco, mas ocupa a zona do rebaixamento. Empatou com o Vitória, no Mineirão. Tenho um diagnóstico: o Galo sofre de crise de ansiedade. Só pode! Os sintomas são comuns nos times de Cuca. Lembra muito aquele Botafogo dele de 2007.

Estética do espetáculo

Se está mesmo disposto a virar liga de nível europeu, o Brasileirão precisa cuidar da estética do jogo. É inadmissível assistir a um dérbi entre Palmeiras e Corinthians com tantas cadeiras vazias na Arena Barueri. Se o problema fosse só esse… O Grêmio recebeu o Flamengo com a Arena vazia. Houve clarões nas arquibancadas do Morumbi e do Maracanã. É preciso rever o preço dos ingressos, ter uma política de bilhetes populares. Estádio vazio é horroroso! Imagina alguém vendo isso pela tevê no exterior…

Dança das cadeiras

A quarta rodada do Brasileirão será neste meio de semana. Não vou me assustar se Semana Santa começou ou terminar com técnicos crucificados. Muitos! Pedro Caixinha está condenado no Santos. Luis Zubeldia balança, mas não cai no São Paulo. Gustavo Quintero brinca com fogo no Grêmio. Leonardo Jardim está esticando demais a corda na relação com Gabigol.  Ramón Díaz consome rapidamente os créditos do título paulista.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima
Tags: Arrascaeta Brasileirão Campeonato Brasileiro Flamengo Internacional Palmeiras Série A

Posts recentes

  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

33 minutos atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

5 horas atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

1 dia atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás