Tropeços: Flamengo perdeu 4 pontos nos últimos dois jogos como mandante. Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Segue o líder do Brasileirão
O Flamengo deixou chegar. O Cruzeiro está um ponto atrás e o Palmeiras é o primeiro colocado virtual em número de pontos perdidos. O time alviverde desperdiçou 17 contra 18 dos rubro-negros. Tenho a impressão de que o goleiro Rossi falhou no gol de Rayan. Para mim, a joia do Vasco foi o melhor em campo! Como correu e jogou o menino de 19 anos. Acho também que a derrota magra para o Estudiantes no jogo de ida das quartas de final da Libertadores abalou a convicção de Filipe Luís de que o Brasileirão é prioridade em 2025. O Olha, o Vasco será outro em 2026 se continuarem deixando Fernando Diniz trabalhar…
Centro do problema
Observou? O Flamengo travou nesta temporada em três momentos: ao perder Pulgar, ao vender Gerson e ao usar Jorginho a exaustão. Logo, o Flamengo vai mal quando peças-chave do meio de campo estão fora. Hoje, Jorginho é fundamental para o encaixe. Sem ele, o Flamengo empatou com o Grêmio no Brasileirão, fez um jogo ok contra Juventude na Série A, sentiu falta dele diante do Estudiantes na Libertadores e mais ainda contra o Vasco.
Esforço hercúleo
Mobilizações como a do Vasco para deter o Flamengo no empate por 1 x 1 costumam cobrar no jogo seguinte. Tenho notado isso com vários times. Faltam pernas. O time cruzmaltino tem um compromisso dificílimo contra o Bahia nesta quarta-feira, em São Januário. Rayan, por exemplo, disse que nunca correu tanto. O Vasco teve dificuldade no jogo seguinte até quando goleou o Santos por 6 x 1. Perdeu para o Juventude na sequência.
Por falar em Hércules…
É inegável o custo-benefício da melhor contratação do Fluminense na temporada. O meia Hércules decidiu a partida contra o Vitória e tem cinco gols com a camisa tricolor em 2025. Ants, balançou a rede contra o Red Bull Bragantino, marcou duas vezes na Copa do Mundo de Clubes da Fifa diante da Inter e do Al-Hilal, anotou diante do Juventude e deu assistência no duelo com o América de Cali nas oitavas da Copa Sul-Americana. Baita investimento.
Ideias iguais, resultados diferentes
Abel Ferreira escalou apenas o goleiro Weverton como titular na vitória por 4 x 1 contra o Fortaleza. Os feras foram entrando no decorrer da partida, entre eles, Andreas Pereira, autor de dois golaços. A fórmula deu certo. Filipe Luís usou Rossi, Léo Ortiz, Ayrton Lucas, Saúl e Plata entre os titulares no empate por 1 x 1 com o Vasco, Pedro, Arrascaeta e Samuel Lino depois e não obteve o mesmo resultado do concorrente mais próximo.
Voo de Cruzeiro
Não tenho dúvida de que o time celeste vai brigar pelo título até o fim. Um dos motivos é o bom time montado pelo técnico Leonardo Jardim. O outro é a influência da mudança do calendário. Enquanto Palmeiras e Flamengo tiveram de fazer escolhas de Sofia para conciliar as participações no Brasileirão e nas quartas da Libertadores, o Cruzeiro se dá ao luxa de afundar o pé no acelerador na Série A e pensar na Copa do Brasil só em dezembro.
Não cai mais!
Quem previu ou apostou na queda do estreante Mirassol para a segunda divisão perdeu dinheiro. O time do interior paulista atingiu neste fim de semana a nota de corte para ficar na elite: 42 pontos. Obviamente, a equipe comandada por Rafael Guanaes não se dá por satisfeita. Podemos ver o Mirassol no mínimo na Copa Sul-Americana em 2026.
Onze para quê?
Quase um ano depois da final da Libertadores em Buenos Aires, o Botafogo volta a vencer o Atlético-MG depois de ter um jogador expulso. Chris Ramos recebe cartão vermelho aos 46 da etapa inicial e o Glorioso vence por 1 x 0 com o gol de Santiago Rodríguez, aos três da etapa final. Nada me convence de que o controverso Jorge Sampaoli é solução para o Galo.
Esfacelado
Impossível não associar a derrota do São Paulo ao tamanho do dano causado pela LDU na partida de ida das quartas de final da Libertadores. Hernán Crespo fez escolhas com o resto de elenco que tem e pagou por isso. Assim como Flamengo e Palmeiras, o tricolor estabeleceu a prioridade e ressuscitou Guilherme na derrota por 1 x 0 para o Santos.
Como esperado…
Era pedra cantada a queda de um técnico no Gre-Nal 448. Mano Menezes “matou” e Róger Machado “morreu” na virada do Grêmio por 3 x 2 contra o Inter, no Beira-Rio. Não critico a decisão do presidente Alessandro Barcelos. Ele foi até paciente depois das eliminações na Copa do Brasil, na Libertadores depois da serie de três derrotas para o Flamengo e da goleada diante do Palmeiras no Allianz Parque. Prestigiou até o limite de um Gre-Nal.
Acréscimos
O Athletico-PR já está em quinto na Série B do Brasileirão. Mérito de Odair Hellmann. Vai brigar para subir! Ponte Preta e Guarani estão de mãos dadas na liderança do Grupo C na segunda fase e podem até se ajudar, ou seja, subirem juntos para a segunda divisão. A Macaca soma 9 pontos, três a mais do que o Bugre. A Série D tem final: o tradicional Santa Cruz enfrenta o emergente Barra-SC.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…
O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…
O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…
De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…