Meia do Sport amargou 4 x 0 contra o Sampaoli em 2011, mas foi decisivo no Mineirão em 2019. Foto: Anderson Stevens/Sport
Thiago Neves é arma de Jair Ventura para o duelo do Sport contra o Atlético-MG nos embalados deste sábado à noite, às 21h, no Mineirão, mas poderia ser ferramenta de Jorge Sampaoli. Basta lembrar que o técnico argentino pediu a contratação do jogador de 35 anos, a diretoria atendeu e a torcida vetou. A massa não esqueceu as provocações do tempo em que ele era do Cruzeiro.
Jorge Sampaoli não conheceu Thiago Neves no Campeonato Brasileiro do ano passado. Há nove anos, o argentino não deixou o “reforço dos sonhos” ver a cor da bola. Impôs goleada ao time defendido pelo brasileiro na Copa Sul-Americana. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo cruzou com a Universidad de Chile nas oitavas de final. Virou pesadelo.
A trupe de Sampaoli não tomou conhecimento das presenças de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid em campo no Engenhão, atual Nilton Santos. Atropelou o adversário por 4 x 0 com gol contra do goleiro Felipe, dois de Eduardo Vargas e um de Gustavo Lorenzetti. O duelo de volta, em Santiago, foi meramente protocolar. La U venceu novamente, por 1 x 0. Poupado, Thiago Neves não entrou em campo na partida da eliminação.
O triunfo sobre o Flamengo consolidou a Universidad de Chile como candidata ao título do segundo torneio mais importante do continente. A trupe de Sampaoli ainda desbancou Arsenal de Sarandí, Vasco e LDU para festejar a conquista inédita da Sul-Americana.
Sampaoli fez Thiago Neves sofrer, mas o meia também teve dia de herói contra o treinador que desejava contar com ele no Galo. Thiago Neves marcou no triunfo por 2 x 0 do Cruzeiro sobre o Santos no Brasileirão do ano passado, no Mineirão. Era estreia de Rogério Ceni à frente do time celeste. Thiago Neves comeu a bola naquela partida e liquidou Sampaoli. Deu assistência para o gol de Fred e recebeu passe para gol do centroavante no lance do segundo.
Portanto, o gringo sabe bem com quem está lidando. Já foi capaz de neutralizar Thiago Neves numa goleada por 4 x 0 sobre o Flamengo pela Copa Sul-Americana, mas também sofreu em um duelo contra o brasileiro. Thiago Neves está motivado. Enfrentará o clube da torcida que o rejeitou. Pode significar alguma coisa – ou nada – no duelo contra o fortíssimo Atlético-MG.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…