Real sobe e DF volta a ter mais de um time na Série A do Brasileirão pela primeira vez em 41 anos

Compartilhe

Elas resgataram o que eles não conseguem desde 1979. Pela primeira vez, em 41 anos, o Distrito Federal terá mais de um time na primeira divisão do futebol nacional. Com a vitória do Real Brasília sobre o Tiradentes-PI por 1 x 0 na partida de volta das quartas de final (3 x 0 no agregado), fora de casa, as atuais campeãs da cidade estão nas semifinais da Série A2 do Brasileirão Feminino. Quatro times sobem da segunda para a primeira divisão. O Bahia é outro confirmado na elite. Restam duas vagas: Botafogo ou Ceará e Napoli-SC ou Juventus-SP.

A última vez que o DF teve mais de um representante na primeira divisão do Campeonato Brasileiro faz 41 anos. Naquela edição, Brasília, Gama e Guará representaram a capital entre os 94 participantes. O Gama ficou em 48º, o Brasília em 73º e o Guará foi o lanterna (94º). Depois disso, o quadrado passou a ter apenas um time na elite do futebol brasileiro — independentemente do masculino ou do feminino.

É a primeira vez que o Distrito Federal terá dois times na primeira divisão do Brasileirão Feminino. A competição é disputada sob a chancela da CBF desde 2013. O Minas Brasília estreou em 2019 e disputou a edição de 2020. Com a permanência na elite, o time terá a companhia do Real Brasília na Série A1 do ano que vem. Ambos protagonizaram a final do Candangão do ano passado e devem repetir a dose nesta temporada.

A campanha do Real Brasília é excelente. Na primeira fase, avançou em segundo lugar no Grupo E. Só ficou atrás do Botafogo. O desempenho do time candango eliminou concorrentes como Atlético-MG, Vasco, Goiás e Vila Nova-ES. Nas oitavas de final, o Real despachou o 3B Sport-AM, por 2 x 1 no placar agregado. Nas quartas, 3 x 0 no Tiradentes-PI.

Com um fardo a menos nas costas, o Real Brasília fica leve para sonhar com o título inédito da segunda divisão. O adversário nas semifinais será Juventus-SP ou Napoli-SC. Se avançar à decisão, o duelo será contra Bahia, Botafogo ou Ceará. Se conquistar o título, o Real repetirá o feito do Minas Brasília, campeão da segunda divisão em 2018. Igualará, também, os feitos de Gama e Brasiliense no masculino. Os dois times têm o título da Série B no currículo nas edições de 1999 e 2004, respectivamente.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

7 horas atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

2 dias atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

2 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

3 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

4 dias atrás