Real sobe e DF volta a ter mais de um time na Série A do Brasileirão pela primeira vez em 41 anos

Compartilhe

Elas resgataram o que eles não conseguem desde 1979. Pela primeira vez, em 41 anos, o Distrito Federal terá mais de um time na primeira divisão do futebol nacional. Com a vitória do Real Brasília sobre o Tiradentes-PI por 1 x 0 na partida de volta das quartas de final (3 x 0 no agregado), fora de casa, as atuais campeãs da cidade estão nas semifinais da Série A2 do Brasileirão Feminino. Quatro times sobem da segunda para a primeira divisão. O Bahia é outro confirmado na elite. Restam duas vagas: Botafogo ou Ceará e Napoli-SC ou Juventus-SP.

A última vez que o DF teve mais de um representante na primeira divisão do Campeonato Brasileiro faz 41 anos. Naquela edição, Brasília, Gama e Guará representaram a capital entre os 94 participantes. O Gama ficou em 48º, o Brasília em 73º e o Guará foi o lanterna (94º). Depois disso, o quadrado passou a ter apenas um time na elite do futebol brasileiro — independentemente do masculino ou do feminino.

É a primeira vez que o Distrito Federal terá dois times na primeira divisão do Brasileirão Feminino. A competição é disputada sob a chancela da CBF desde 2013. O Minas Brasília estreou em 2019 e disputou a edição de 2020. Com a permanência na elite, o time terá a companhia do Real Brasília na Série A1 do ano que vem. Ambos protagonizaram a final do Candangão do ano passado e devem repetir a dose nesta temporada.

A campanha do Real Brasília é excelente. Na primeira fase, avançou em segundo lugar no Grupo E. Só ficou atrás do Botafogo. O desempenho do time candango eliminou concorrentes como Atlético-MG, Vasco, Goiás e Vila Nova-ES. Nas oitavas de final, o Real despachou o 3B Sport-AM, por 2 x 1 no placar agregado. Nas quartas, 3 x 0 no Tiradentes-PI.

Com um fardo a menos nas costas, o Real Brasília fica leve para sonhar com o título inédito da segunda divisão. O adversário nas semifinais será Juventus-SP ou Napoli-SC. Se avançar à decisão, o duelo será contra Bahia, Botafogo ou Ceará. Se conquistar o título, o Real repetirá o feito do Minas Brasília, campeão da segunda divisão em 2018. Igualará, também, os feitos de Gama e Brasiliense no masculino. Os dois times têm o título da Série B no currículo nas edições de 1999 e 2004, respectivamente.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Machismo no Paulistão: a fala inaceitável de Gustavo Marques

Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…

10 horas atrás
  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

23 horas atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

2 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

3 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

3 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

4 dias atrás