Isabela fez gol no jogo de ida em Brasília e na volta. Foto: Eduardo Ronque/Real Brasília.
Elas resgataram o que eles não conseguem desde 1979. Pela primeira vez, em 41 anos, o Distrito Federal terá mais de um time na primeira divisão do futebol nacional. Com a vitória do Real Brasília sobre o Tiradentes-PI por 1 x 0 na partida de volta das quartas de final (3 x 0 no agregado), fora de casa, as atuais campeãs da cidade estão nas semifinais da Série A2 do Brasileirão Feminino. Quatro times sobem da segunda para a primeira divisão. O Bahia é outro confirmado na elite. Restam duas vagas: Botafogo ou Ceará e Napoli-SC ou Juventus-SP.
A última vez que o DF teve mais de um representante na primeira divisão do Campeonato Brasileiro faz 41 anos. Naquela edição, Brasília, Gama e Guará representaram a capital entre os 94 participantes. O Gama ficou em 48º, o Brasília em 73º e o Guará foi o lanterna (94º). Depois disso, o quadrado passou a ter apenas um time na elite do futebol brasileiro — independentemente do masculino ou do feminino.
É a primeira vez que o Distrito Federal terá dois times na primeira divisão do Brasileirão Feminino. A competição é disputada sob a chancela da CBF desde 2013. O Minas Brasília estreou em 2019 e disputou a edição de 2020. Com a permanência na elite, o time terá a companhia do Real Brasília na Série A1 do ano que vem. Ambos protagonizaram a final do Candangão do ano passado e devem repetir a dose nesta temporada.
A campanha do Real Brasília é excelente. Na primeira fase, avançou em segundo lugar no Grupo E. Só ficou atrás do Botafogo. O desempenho do time candango eliminou concorrentes como Atlético-MG, Vasco, Goiás e Vila Nova-ES. Nas oitavas de final, o Real despachou o 3B Sport-AM, por 2 x 1 no placar agregado. Nas quartas, 3 x 0 no Tiradentes-PI.
Com um fardo a menos nas costas, o Real Brasília fica leve para sonhar com o título inédito da segunda divisão. O adversário nas semifinais será Juventus-SP ou Napoli-SC. Se avançar à decisão, o duelo será contra Bahia, Botafogo ou Ceará. Se conquistar o título, o Real repetirá o feito do Minas Brasília, campeão da segunda divisão em 2018. Igualará, também, os feitos de Gama e Brasiliense no masculino. Os dois times têm o título da Série B no currículo nas edições de 1999 e 2004, respectivamente.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…