O Fortaleza esbarrou na marcação encaixada do Racing e não teve chance em casa. Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Houve um tempo em que o Boca Juniors causava terror e pânico nos times brasileiros nos torneios continentais. O fantasma da vez chama-se Racing. O atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa derrotou o Fortaleza por 3 x 0 nesta terça-feira, na Arena Castelão, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, e atualizou a lista de vítimas.
No ano passado, o Racing derrotou o Cruzeiro na final da Sul-Americana, despachou o time do Corinthians nas semifinais e o Athletico-PR nas quartas. Na Recopa deste ano, superou o Botafogo e conquistou a taça dentro do estádio Nilton Santos, no Rio. Vasco, Flamengo, São Paulo, Red Bull Bragantino e Cuiabá também sofreram nos últimos sete anos contra esse adversário em comum. A equipe rubro-negra caiu dentro do Maracanã nos pênaltis nas oitavas de final da Libertadores de 2020. O Gigante da Colina tomou 4 x 0 em 2018 na fase de grupos do torneio continental.
A capacidade do Racing de se adaptar a diferentes adversários brasileiros — a maioria superior financeiramente — impressiona. A crise do Fortaleza também. Juan Pablo Vojvoda está em dificuldade na quarta temporada no clube. O tricolor perdeu por 3 x 0, na poderia ter sido mais se o goleiro João Ricardo não estivesse em uma noite inspirada. O sistema 5-3-2 sem a bola e 3-5-2 com ela não se encaixou contra o 3-4-2-1 do Racing na Arena Castelão.Salas, Almendra e Sosa aproveitaram a fragilidade para decidir.
O Fortaleza perdeu o título estadual para o rival Ceará. Está em quarto lugar no Grupo A da Copa do Nordeste, ou seja, no limite do acesso às quartas de final do torneio regional. Lidera o Brasileirão, mas estamos somente na primeira rodada. Portanto, é cedo demais para elogios. É preciso equilibrar a média de idade do time. Começou com 33,4 anos contra 27,3 do Racing. Isso também pesa. O zagueiro Kuscevic, 28, era o único jogador abaixo dos 30 anos na formação inicial de Vojvoda.
A vitória por 2 x 0 contra o Fluminense no último sábado deu a falsa impressão de que Vojvoda havia encontrado a melhor formação para a temporada. O Racing desmentiu e abalou não somente a convicção do treinador, mas a fé do torcedor no trabalho. O time saiu vaiado pelo público total de 40.413 torcedores na estreia. O momento é extremamente turbulento.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…